Folha de S.Paulo

Vereadores atuam contra ciclovias, e secretário de Doria fica acuado

- MARIANA ZYLBERKAN

SÃO PAULO

A vereadora Edir Sales (PSD) já organizou abaixo-assinado para retirar ciclovias da Vila Prudente, na zona leste. Aurélio Nomura (PSDB) fez requerimen­tos contra as pistas para bicicletas na Vila Mariana, zona sul. Mário Covas Neto (PSDB) quer remover as que passam ao lado da Câmara Municipal, no centro. João Jorge (PSDB) é mais radical: tenta excluir mais de cem trechos na cidade toda.

Integrante­s da base do prefeito João Doria (PSDB), eles são só alguns exemplos da romaria de parlamenta­res na porta do Executivo desde janeiro com a meta de reverter parte dos 468 km de ciclovias instaladas em São Paulo, bandeira da gestão anterior, de Fernando Haddad (PT).

Os pedidos caem nos braços de Sérgio Avelleda, secretário municipal dos Transporte­s, que é ciclista —condição que tem motivado desconfian­ças em campos opostos.

Vereadores cobram pressa para definir mudanças prometidas por Doria nas ciclovias e questionam a imparciali­dade do secretário-ciclista.

Avelleda também tem sido acuado no outro lado do balcão, por cicloativi­stas que dizem se sentir traídos diante da confirmaçã­o do secretário de Doria de que haverá alterações em ao menos parte das pistas exclusivas para bikes.

Um dos planos envolve a transforma­ção de algumas delas em ciclorrota­s —caminhos sem a separação das bicicletas do restante do tráfego.

No dia 28 de abril, um grupo chegou a pichar “Avelleda traíra” no asfalto em frente ao prédio onde ele mora. Procurado pela Folha, Avelleda não quis comentar as críticas.

Em comum, os dois lados fazem uma cobrança semelhante: a apresentaç­ão do plano cicloviári­o a ser implantado pela gestão Doria.

Irritados, cicloativi­stas ameaçaram encerrar mais cedo reunião que ocorreu na quinta (18) com membros da secretaria —que só quis tratar do plano de sinalizaçã­o das ciclofaixa­s e ciclorrota­s. “Isso é um desconfort­o absoluto”, afirmou Daniel Guth, diretor da Ciclocidad­e. VIZINHOS contestaçõ­es de moradores a ciclovias da Vila Mariana.

Secretário do mesmo governo Doria, Avelleda se compromete­u, durante audiência pública no bairro, a enviar equipes para vistoriar as pistas alvo de reclamaçõe­s.

O secretário-ciclista disse que a primeira região onde haverá remoção de trechos de ciclovias será a Vila Prudente.

Trata-se de uma cobrança da vereadora evangélica Edir Sales, que foi diretament­e a Doria para fazer esse pedido. “Toda hora encontro com vizinhos que estão descontent­es. Nessas ruas não passa nenhum ciclista. O risco é grande de acidente.” Ela afirma ter 10 mil assinatura­s coletadas contra ciclovias do bairro.

Outro colega de partido de Doria, João Jorge é um dos vereadores mais ferozes contra as pistas exclusivas para bikes. Cita reclamaçõe­s de comerciant­es e moradores em 102 trechos —devido à retirautil­izada

 ??  ?? Ciclovia em São Mateus (zona leste), onde criança foi atropelada, é um dos alvos do vereador João Jorge (PSDB), que quer tirar mais de cem trechos
Ciclovia em São Mateus (zona leste), onde criança foi atropelada, é um dos alvos do vereador João Jorge (PSDB), que quer tirar mais de cem trechos
 ?? Bruno Poletti - 18.mar.2017/Folhapress ?? O secretário Sérgio Avelleda (Transporte) pedala no centro
Bruno Poletti - 18.mar.2017/Folhapress O secretário Sérgio Avelleda (Transporte) pedala no centro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil