Folha de S.Paulo

Roubos de bicicleta em SP sobem 78% nos primeiros 4 meses do ano

Para delegado, aumento de ciclistas na cidade explica resultado

-

O número de roubos de bicicletas na capital paulista nos primeiros quatro meses deste ano teve um aumento de 77,8% em relação ao mesmo período de 2016. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Entre janeiro e abril deste ano foram registrado­s 224 roubos, ante 126 no mesmo período de 2016. Em 2015, no primeiro quadrimest­re, foram 95.

O número de furtos também teve um cresciment­o no período. No ano passado, foram 504 casos. Neste ano, 543 —7,7% de aumento.

Segundo os dados, o lugar com maior incidência de furtos e roubos é um corredor de 6 km, entre o Ceagesp e a avenida Pedroso de Morais, em Pinheiros (zona oeste de SP). Foram registrado­s 50 casos na região —21% do total.

Nesta área fica a ciclovia da marginal Pinheiros. “Esse é um dos piores pontos. Quem está sozinho geralmente espera chegar mais gente para atravessar por lá em grupo”, diz Willian Cruz, 43, cicloativi­sta e jornalista.

Para a Polícia Civil, a alta tem relação com a maior quantidade de ciclistas nas ruas. “Quanto mais bicicletas na rua, mais casos”, afirma Roberto Zakovic, delegado do 14º DP (Pinheiros).

No dia 8 de fevereiro, a polícia apreendeu cinco menores por furto de bicicletas na região onde ocorre a maior quantidade de roubos. Mas, dos 50 casos nesta área, 32 ocorreram após a apreensão.

A Secretaria da Segurança Pública, do governo Geraldo Alckmin (PSDB), diz adotar medidas para combater os roubos e furtos de bicicletas.

“Foi criado um grupo de trabalho composto por autoridade­s e cicloativi­stas, instituído justamente com objetivo de desenvolve­r estratégia­s de prevenção”, afirma.

A pasta também diz que desde janeiro o ciclista pode registrar a bicicleta no site ssp.sp.gov.br/consultabi­cicleta. Isso ajuda o policial em patrulhame­nto a verificar se a bicicleta é roubada.

A polícia prendeu em flagrante, na tarde de quinta (25), um homem de 32 anos acusado de furto e receptação de bicicletas de luxo, que haviam sido furtadas na regi- ão do Brooklin (zona sul).

Na casa do acusado, na Vila Brasilândi­a (zona norte), foram encontrada­s cinco bicicletas, seis capacetes e um aparelho celular, material que havia sido furtado.

Segundo a investigaç­ão, as bicicletas roubadas, avaliadas em até R$ 20 mil, eram vendidas em lojas de rua.

Segundo nota da secretaria, “ao menos 16 outros casos de furtos, roubos e receptação foram solucionad­os nas regiões de Pinheiros, Perdizes e Jaguaré neste ano, com a recuperaçã­o de bicicletas”. (EMERSON VICENTE E WILLIAM CARDOSO)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil