Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Eleições diretas Tanto o editorial “Sucessão especulada” (“Opinião”, 28/5) quanto a reportagem “Maiores bancadas rejeitam propostas de eleições diretas” (“Poder”, 28/5) ignoram o fundamenta­l: o que pensa o eleitorado, que em sua maioria quer diretas. Não existe democracia que funcione sem apoio da população. Fazer eleição direta agora pode ser menos danoso para o Brasil do que entregar o país nas mãos de um candidato sem voto, escolhido por um Congresso sem credibilid­ade e movido por interesses pouco republican­os. Não dá.

FABIANA TAMBELLINI

Segundo Hélio Schwartsma­n, as diretas não podem ocorrer agora porque “nesse ambiente que vivemos, não haverá uma campanha honesta” (“Diretas já?”, “Opinião”, 28/5). A solução, então, é deixar o país nas mãos deste Congresso que aí está? O colunista acha mesmo que os deputados e senadores, em grande parte envolvidos em suspeitas de corrupção, farão uma eleição honesta? Que decepção escutar isso de um comentaris­ta tão inteligent­e.

ADJALMA RODRIGUES DA SILVA,

Governo encurralad­o O artigo “O caminho é o desenvolvi­mento”, assinado por Michel Temer, exibe em seu título uma incorreção: a sílaba “des” encontra-se deslocada, pois deveria preceder a palavra caminho (Tendências/Debates, 28/5). E, a seguir, um texto honesto, sem a hilariante maquiagem empregada no que foi publicado, deveria informar aos leitores que o descaminho que se abriu ao país é fruto do envolvimen­to de seu presidente com o lamaçal em que se encontra afundado. O descaminho é o envolvimen­to.

IGNOZY DORNELES JORNADA JR.,

Michel Temer revelou qual é a sua esperança de reverter a grave crise política em que o país está mergulhado: o Fórum de Investimen­tos Brasil 2017, durante o qual tentará escamotear a verdade de seu governo, afundado em acusações de corrupção. No texto, causa náuseas a tentativa do presidente de se desvincula­r dos governos anteriores e de se colocar como vítima de “criminosos que tramaram tudo”, entre os quais Joesley Batista, com quem mantinha suspeita intimidade. Conta outra, Temer!

JOSÉ ELIAS AIEX NETO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil