Folha de S.Paulo

Loures contrata advogado crítico de delações

Ex-assessor de Temer será defendido por Cezar Bitencourt, que fez reparos à Lava Jato

-

FOLHA O deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDBPR), flagrado recebendo uma mala com R$ 500 mil da JBS, contratou o advogado Cezar Roberto Bitencourt para fazer sua defesa. Bitencourt é um crítico da delação premiada e de outros procedimen­tos adotados pela Lava Jato.

À reportagem nesta segunda (29), o criminalis­ta afirmou que vai fazer uma defesa técnica, sem descartar em definitivo um acordo de delação.

“Não trabalho com delação, mas sou advogado e em última instância...”, disse. O advogado, que também defende o doleiro Lúcio Funaro, apontado como operador de Eduardo Cunha, afirmou que foi contratado pelo pai de Loures e que há espaço para vários questionam­entos.

“Não se pode fazer gravação ardilosa contra a maior autoridade do país”, afirmou, em referência ao presidente Michel Temer, gravado por Joesley Batista, da JBS.

Autor do livro “Tratado de Direito Penal” e doutor na área, Bitencourt já afirmou em artigos que a delação premiada está “eivada de inconstitu­cionalidad­es” e questionou os fundamento­s do Estado ao conceder benefícios a um criminoso que delata crimes que o próprio Estado não conseguiu combater.

“É no mínimo arriscado apostar em que tais informaçõe­s, que são oriundas de uma traição, não possam ser elas mesmas traiçoeira­s em seu conteúdo”, afirmou, em artigo publicado no site “Consultor Jurídico”, em dezembro de 2014.

“Certamente aquele que é capaz de trair, delatar ou de- durar um companheir­o movido exclusivam­ente pela ânsia de obter alguma vantagem pessoal não terá escrúpulos em igualmente mentir, inventar, tergiversa­r e manipular as informaçõe­s que oferece para merecer o que deseja.”

Bitencourt também já criticou publicamen­te a “espetacula­rização” da Lava Jato e disse que seus métodos “agridem os direitos fundamenta­is do cidadão e também o Código de Processo Penal”.

“Elas [delações] até podem ser legais, mas em nenhum lugar do mundo são feitas dessa forma como no Brasil. A Europa, os EUA, todos estão estarrecid­os com o que está acontecend­o no país, com a manipulaçã­o da tal de delação”, afirmou à Folha.

O advogado substitui José Luiz de Oliveira Lima, que defendia Loures desde a revelação da delação da JBS. Ele alegou impediment­o ético, mas não explicou os motivos da saída. Loures é próximo de Temer e foi citado pela JBS como tendo negociado propina representa­ndo o presidente.

(ESTELITA HASS CARAZZAI, LETÍCIA CASADO E MÔNICA BERGAMO)

 ?? Adriano Vizoni/Folhapress ?? » ATO O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) em protesto pelas Diretas-Já organizado nesta segunda (29) na PUC-SP pela frente Brasil Popular, que reúne CUT e MST
Adriano Vizoni/Folhapress » ATO O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) em protesto pelas Diretas-Já organizado nesta segunda (29) na PUC-SP pela frente Brasil Popular, que reúne CUT e MST

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil