Folha de S.Paulo

Macron critica Rússia a Putin durante visita

Líder francês menciona violações na Síria e na Tchetchêni­a, mas fala em cooperação

- DIOGO BERCITO

O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu nesta segunda-feira (29) o líder da Rússia, Vladimir Putin, com palavras duras no Palácio de Versalhes.

Ele insistiu em que o uso de armas químicas na Síria é uma linha vermelha que, se cruzada, exigirá “represália­s” e uma “resposta imediata” da França.

Macron também mencionou as perseguiçõ­es a gays na Tchetchêni­a e a situação das ONGs, que acusam Moscou de cerceá-las no país.

Por outro lado, os dois presidente­s insistiram na necessidad­e de uma aliança no combate ao terrorismo, em especial contra a milícia radical Estado Islâmico, que reivindico­u o atentado do dia 22 em Manchester, Reino Unido, que deixou 22 mortos.

O encontro marca uma tímida reaproxima­ção entre os países após uma série de atritos e uma relação conturbada na gestão anterior, a do socialista François Hollande.

A desavença mais recente foi registrada nas eleições francesas de 7 de maio. Putin apoiava a candidata da direita ultranacio­nalista, Marine Le Pen, rival de Macron.

O movimento centrista República Em Frente!, fundado por Macron há um ano, chegou

“importante nesta história é que o diálogo entre a França e a Rússia nunca foi interrompi­do

EMMANUEL MACRON

presidente da França

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil