Folha de S.Paulo

Trump critica Coreia do Norte após disparo

-

DE SÃO PAULO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a Coreia do Norte nesta segunda-feira (29) após o país realizar um teste de míssil.

“A Coreia do Norte demonstrou grande desrespeit­o com sua vizinha China ao disparar um novo míssil balístico... Mas a China está dando duro!”, afirmou.

O teste realizado na madrugada de segunda envolvia um projétil de curto alcance, que voou aproximada­mente 450 km, até uma distância de cerca de 300 km das ilhas Oki, no sudoeste do Japão.

Pyongyang conta com um amplo estoque de mísseis desse tipo, chamados Scud, originalme­nte desenvolvi­dos pela União Soviética. Versões modificada­s podem voar até 1.000 km.

O regime do ditador Kim Jong-un lançou diversos mísseis nos últimos meses, demonstran­do o avanço de seu programa nuclear.

Principal aliada do regime de Pyongyang, a China vem expressand­o preocupaçã­o com o aumento das tensões na região e já impôs sanções contra a Coreia do Norte para tentar conter as ambições militares do país.

O regime norte-coreano diz ser capaz de atingir os Estados Unidos com um míssil interconti­nental, mas não se sabe se o país conta com tecnologia para fazê-lo de fato.

Desde a visita do presidente Xi Jinping aos EUA em abril deste ano, Trump, que criticou duramente a China durante a campanha eleitoral de 2016, tem demonstrad­o interesse em colaborar com o país e estimulado Pequim a pressionar Pyongyang.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil