Folha de S.Paulo

Na produção de filmes —o que significa continuaçõ­es e mais continuaçõ­es.

-

Os produtos licenciado­s foram por muito tempo um cantinho catatônico no mundo do cinema, mas agora os estúdios —abalados pelo desapareci­mento das vendas de DVD— estão de olho em brinquedos, roupas e produtos de decoração temáticos.

Pam Lifford, presidente da Warner Bros. Consumer Products é, de muitas maneiras, a líder da tendência. “Para ganhar mercado, você precisa começar em algum lugar”, diz com um sorriso brincalhão.

Antes de Lifford ser contratada pela Warner, em janeiro de 2016, houve anos em que a divisão de produtos licenciado­s do estúdio apresentou cresciment­o zero. No ano passado, o lucro da unidade subiu 47% ante o de 2015.

A receita com produtos licenciado­s (bonecas da Mulher Maravilha, capas para celulares com a marca Harry Potter, pijamas do Scooby Doo) atingiu US$ 6,5 bilhões no ano passado, um avanço de 8% ante o ano anterior.

Com a aceleração no declínio das vendas de DVDs e a estagnação nas bilheteria­s de cinema mundiais —em um período no qual a produção de filmes se tornou mais cara—, estúdios como a Warner pela primeira vez estão priorizand­o o licenciame­nto de produtos como propulsor de cresciment­o.

Os estúdios de cinema concluirão 25 filmes que permitem fácil associação com brinquedos neste ano, de acordo com uma análise da agência Bloomberg, ante uma média anual de oito filmes no passado.

Um porta-voz da Sony afirmou que a empresa está “pulando de cabeça nesse mercado”, o que poderá ser constatado no mês que vem com o lançamento de “The Emoji Movie”.

Na temporada de verão norte-americana, lojas de todo o planeta estarão repletas de produtos associados a “Mulher Maravilha”, “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, “Carros 3”, “Transforme­rs: O Último Cavaleiro”, e “Meu Malvado Favorito 3”. Pilhas de produtos associados à Liga da Justiça e a “Star Wars: O Último Jedi” chegarão às lojas no final do ano.

Os produtos de consumo são cada vez mais influentes LIMITES Mas será que não existe um limite para o número de quinquilha­rias cinematogr­áficas que o mercado se disporá a aceitar?

 ??  ?? Bonecos dos personagen­s Patolino e Eufrazino Puxa-Briga, de animação produzida pelo estúdio americano Warner
Bonecos dos personagen­s Patolino e Eufrazino Puxa-Briga, de animação produzida pelo estúdio americano Warner
 ?? Stephanie Keith - 21.fev.2017/Reuters ?? Bonecos de “Carros”, que terá nova sequência neste ano
Stephanie Keith - 21.fev.2017/Reuters Bonecos de “Carros”, que terá nova sequência neste ano
 ??  ?? Personagen­s do filme ‘Esquadrão Suicida’, do ano passado
Personagen­s do filme ‘Esquadrão Suicida’, do ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil