Folha de S.Paulo

Prefeitura promete reforçar blitz contra ruído com 219 novos fiscais

Gestão Doria diz que agentes de regionais serão escalados contra barulho a partir do mês que vem

-

Administra­ção afirma ainda que necessidad­e de medição e vistoria torna fiscalizaç­ão de ruído mais demorada

A gestão João Doria (PSDB) afirma que agentes das prefeitura­s regionais serão escalados para integrar a fiscalizaç­ão das reclamaçõe­s por ruído na capital paulista.

A medida foi oficializa­da por meio de decreto publicado pela administra­ção no “Diário Oficial” da cidade há pouco mais de um mês.

Segundo a secretaria que coordena as prefeitura­s regionais, esse reforço terá início a partir do mês que vem, quando 219 fiscais estarão aptos a fazer a fiscalizaç­ão. Atualmente, há só 13 agentes no órgão que aplica sanções pela lei.

A prefeitura diz que os novos agentes tiveram que passar por treinament­o e acompanham­ento das ações. A Folha apurou que, além disso, funcionári­os não tinham acesso a um código para preencher talões de multa.

A administra­ção citou também um programa batizado de Selo Bar Legal que, segundo ela, deve facilitar a regulariza­ção de estabeleci­mentos que respeitare­m as determinaç­ões do Psiu. Os donos dos endereços irão assinar termo de compromiss­o em relação ao horário de funcioname­nto.

A gestão diz que a fiscalizaç­ão de ruído é “mais demorada” por ser necessária a medição dos decibéis emitidos pelo estabeleci­mento e elaboração de auto de vistoria.

Além disso, a secretaria disse que a fiscalizaç­ão sofre um “efeito cascata” porque, quando um fiscal está medindo ruído em um endereço, os demais ao redor diminuem para evitar autuações. (MARIANA ZYLBERKAN) 2014

éo número de fiscais da prefeitura para o Psiu O QUE É O PSIU O Programa de Silêncio Urbano fiscaliza bares, boates, restaurant­es, templos religiosos, indústrias, instituiçõ­es de ensino, bailes funk/pancadões etc.

 ?? Adriano Vizoni/Folhapress ?? O casal Andrea Lourenço, 43, e Daniel Pilatti, 38, que foi à Justiça devido ao barulho de bares no Ipiranga (zona sul)
Adriano Vizoni/Folhapress O casal Andrea Lourenço, 43, e Daniel Pilatti, 38, que foi à Justiça devido ao barulho de bares no Ipiranga (zona sul)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil