Folha de S.Paulo

Hospital municipal amontoa 37 em sala de emergência lotada

- ZONA LESTE DE SÃO PAULO

DO “AGORA” - O hospital municipal de Cidade Tiradentes (zona leste), ligado à gestão João Doria (PSDB), mantinha, nesta segunda (29), 37 pacientes amontoados na sala de emergência —com capacidade total para em média dez pessoas, segundo funcionári­os. No local, só havia sete monitores cardíacos (para avaliar sinais vitais).

A Secretaria Municipal de Saúde não disse se, quando e como a situação será resolvida. Afirmou haver enfermaria de retaguarda e que atende todas as pessoas que dão entrada.

- Dois ícones da arquitetur­a e da história paulistana entraram na lista de bens tombados da prefeitura.

O cemitério da Consolação e a praça Dom José Gaspar, ambos no centro, foram tombados pelo Conpresp (conselho municipal do patrimônio).

A praça Dom José Gaspar, entre a avenida São Luís e as ruas da Consolação e Dr. Bráulio Gomes, foi tombada como bem cultural de interesse artístico, urbanístic­o, paisagísti­co, histórico e turístico. Estão protegidos o traçado viário do espaço, a configuraç­ão da praça e as árvores ali plantadas.

Qualquer intervençã­o no local, agora, terá que passar por avaliação do Conpresp. A praça homenageia o segundo arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar d’Afonseca e Silva, que morreu em 1943 em um acidente aéreo no Rio. No local há bares, a galeria Metrópole e a Biblioteca Mário de Andrade.

O cemitério da Consolação já havia sido tombado pelo Estado em 2005. Agora ganhou o status na prefeitura. Construído em 1858, abriga obras de nomes como Victor Brecheret e Bruno Giorgi.

 ?? Lucilene Oliveira/Folhapress ?? Sala de emergência lotada no hospital municipal Tiradentes, na zona leste de São Paulo PATRIMÔNIO
Lucilene Oliveira/Folhapress Sala de emergência lotada no hospital municipal Tiradentes, na zona leste de São Paulo PATRIMÔNIO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil