Folha de S.Paulo

Sem licença principal da Uefa, brasileiro foi impedido de comandar equipe portuguesa

-

DE SÃO PAULO

Com apenas a Licença A de treinadore­s da CBF, o brasileiro Paulo César Gusmão, 55, foi impedido no ano passado de comandar o Marítimo do banco de reservas na primeira rodada do Português.

Com a interferên­cia da CBF (Confederaç­ão Brasileira de Futebol), que enviou documentos que comprovava­m a experiênci­a do técnico na função, Gusmão comandou o time nas outras partidas, mas na súmula não era considerad­o o treinador oficial.

A equipe portuguesa foi obrigada a contratar outro profission­al que tinha a Licença Pro da Uefa, que assinava o documento da partida e participav­a das entrevista­s oficiais antes e pós-jogo.

“Foi uma situação muito estranha. Ainda bem que tiveram o bom senso e liberaram para eu trabalhar com a licença A da CBF”, disse o Gusmão, que fez apenas cinco jogos no clube —com uma vitória e quatro derrotas.

“[A falta da licença] não foi o motivo principal da minha saída, mas pesou muito. A imprensa sempre falava da minha formação e a cobrança era muito grande”, disse Gusmão, que conclui a Licença Pro da CBF em dezembro. QATAR Em 2014, o brasileiro Alexandre Gama, 49, quase foi impedido de trabalhar no Qatar por também não possuir a Licença Pro da Uefa.

Ele ganhou a qualificaç­ão de licença A da Confederaç­ão Asiática de Futebol por ter trabalhado como auxiliar por dois anos na seleção da Coreia do Sul. (LC)

 ?? Rudy Trindade - 27.mai.2017/FramePhoto/Folhapress ?? O técnico do Vasco, Milton Mendes, comanda equipe em clássico contra o Fluminense
Rudy Trindade - 27.mai.2017/FramePhoto/Folhapress O técnico do Vasco, Milton Mendes, comanda equipe em clássico contra o Fluminense
 ?? Geraldo Bubniak - 22.out.2013/Fotoarena/Folhapress ?? O técnico Paulo César Gusmão comanda o Atlético-GO em partida do Brasileiro de 2013
Geraldo Bubniak - 22.out.2013/Fotoarena/Folhapress O técnico Paulo César Gusmão comanda o Atlético-GO em partida do Brasileiro de 2013

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil