Folha de S.Paulo

Série didática explora design por dez vertentes e criadores

-

de seu inacabamen­to, de nossa ferida e distância em relação às obras primas.

Este pequeno livro de difícil classifica­ção nos atrai pelo modo como encena uma voz sem rosto, esquiva mas generosa, capaz de acessar uma intimidade diferente da que estamos acostumado­s a ver.

Não há exibicioni­smo da vida pessoal; a confissão foi transforma­da numa operação mais arriscada e delicada, tornou-se a confissão da intimidade do sujeito na sua relação com o tempo. Com as perdas, com as palavras que faltam e que por isso se repetem, uma vez que “não havia nos tempos idos mais do que os mesmos dias de hoje”.

Essa vertigem do mesmo é que a autora tratará de nomear ao longo do livro: “Aprende a chamar tudo por um nome. Vai —e diz: é assim”.

O livro é também sobre a difícil e misteriosa busca da instalação da memória na escrita e da intimidade na exteriorid­ade de uma voz, que parece sussurrar.

É um livro que fala baixo, mas cuja voz surpreende e custa a desaparece­r, mesmo depois de terminada a leitura desse possível-impossível porto, cada vez mais próximo de se tornar uma imagem do pensamento e passar a nos acompanhar como um resto de sonho sussurrado. LAURA ERBER

COLABORAÇíO PARA A FOLHA

Boaaescolh­adomineiro­Ronaldo Fraga para o primeiro capítulo de “Designers do Brasil”, que estreia no próximo dia 30 no canal fechado Curta!.

Abrir com um estilista uma série documental de dez capítulos deixa explícito que design aqui é compreendi­do na sua larga acepção: como projeto, ao qual podem correspond­er distintas técnicas e materializ­ações, a moda entre elas.

O programa quer evidenciar que design permeia de cabo a rabo o mundo das coisas construída­s, com exemplos emblemátic­os.

No primeiro episódio, revisita desfiles marcantes de Ronaldo Fraga, intercalad­os com entrevista­s e cenas de seu ambiente de trabalho. Entre outros temas, Fraga fala sobre sua maior influência literária, Mário de Andrade, e faz um paralelo com o próprio “ofício”, que considera sua “escrita pessoal”.

Depois de Fraga, serão exibidos episódios com Rico Lins, Renato Imbroisi, Antonio Bernardo, Guto Indio da Costa, Fred Gelli, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins e, por fim, sobre o ateliê Ovo, de Luciana Martins e Gerson Oliveira.

A série entra em ateliês, oficinas e escritório­s, mostrando como funcionam as várias etapas da produção de objetos, móveis, roupas, cartazes, joias, das ideias aos produtos finais, passando por estudos, croquis, modelos, protótipos, pelas mãos de especialis­tas.

Dirigida por Helder Aragão, o DJ Dolores, que também assina a trilha sonora, a série tem estrutura e ritmo didáticos, que a música se encarrega de conduzir.

Por meio de narrativas mais ou menos livres dos percursos dos designers, a produção aborda temas que estão no horizonte dos criadores, como o diálogo com a herança artística e cultural, identidade e memória e relações com o público consumidor.

A crítica e curadora Adélia Borges faz as entrevista­s e também aparece para contextual­izar cada personagem naquilo que há de único e original, e ao mesmo tempo destacar pontos de inserção na cena brasileira contemporâ­nea.

Fraga, tido como o “principal contador de histórias da moda brasileira” pelo pesquisado­r Jackson Araújo, é o ponto de partida para essa incursão na cultura do design. (MARA GAMA) QUANDO às terças-feiras, às 23h30 (estreia hoje, 30/5) ONDE canal Curta! AVALIAÇÃO ótimo

 ?? Fotos Divulgação ?? Desfile de Ronaldo Fraga; mineiro é tema do primeiro episódio de ‘Designers do Brasil’
Fotos Divulgação Desfile de Ronaldo Fraga; mineiro é tema do primeiro episódio de ‘Designers do Brasil’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil