Folha de S.Paulo

GOVERNO ENCURRALAD­O Serraglio recusa pasta, volta à Câmara e Loures perde foro

Afastado da Justiça, ele não quis assumir o Ministério da Transparên­cia

-

Recusa atrapalhou a estratégia de Temer de blindar seu ex-assessor especial, flagrado com mala de dinheiro da JBS

Sem respaldo do Palácio do Planalto e com a queixa de que foi desprestig­iado, o exministro da Justiça Osmar Serraglio recusou nesta terça-feira (30) convite para assumir o Ministério da Transparên­cia e atrapalhou a estratégia do presidente Michel Temer (PMDB) de blindar o ex-assessor especial Rodrigo Rocha Loures.

No domingo (28), com a decisão de deslocar para a Justiça o então ministro da Transparên­cia, Torquato Jardim, o presidente propôs a Serraglio que trocasse de posição, o que evitaria que ele reassumiss­e o cargo de deputado federal pelo Paraná.

Assim, Rocha Loures, que é suplente pelo PMDB também do Paraná, seguiria no mandato e teria garantido foro privilegia­do.

Serraglio, no entanto, vinha demonstran­do desde domingo (28) resistênci­a à proposta e a recusou formalment­e nesta terça-feira (30), sem nem mesmo falar pessoalmen­te com o presidente.

A decisão foi tomada após o ministro se incomodar com a forma como o processo de substituiç­ão foi conduzido pelo Planalto e como foi divulgada sua saída do posto, com críticas à sua gestão.

A falta de interlocuç­ão direta com o presidente durante o processo de demissão também irritou o ex-ministro.

Serraglio havia decidido só anunciar sua saída após encontro com Temer, mas desistiu e anunciou nota pública no final da manhã.

Para um assessor presidenci­al, o governo errou ao sugerir que ele assumiria a Transparên­cia sem uma resposta definitiva.

Com o retorno de Serraglio à Câmara, Rocha Loures fica sem foro privilegia­do. Ele foi flagrado recebendo uma maleta com R$ 500 mil de Ricardo Saud, executivo da JBS, e está sendo investigad­o no STF (Supremo Tribunal Federal) no mesmo inquérito sobre Michel Temer.

Na tentativa de diminuir a pressão sobre Rocha Loures para que ele não feche acordo de delação premiada, o presidente chegou a avaliar a nomeação de um deputado peemedebis­ta do Paraná para a Transparên­cia, o que abriria espaço para que o exassessor presidenci­al voltasse ao Congresso e mantivesse a prerrogati­va de foro.

A equipe de Temer admite que isso é de interesse do presidente, com o objetivo de reduzir o risco de que as acusações contra Rocha Loures sejam remetidas à primeira instância judicial. Também seria uma sinalizaçã­o de que o governo atua para protegê-lo.

Auxiliares afirmam, no entanto, que a questão “perdeu urgência” com a decisão do ministro do STF Edson Fachin de manter as investigaç­ões contra Rocha Loures e Michel Temer em um único inquérito, que continuará tramitando na Suprema Corte. PRISÃO Sem mandato, Rocha Loures ficaria mais exposto a uma possível decretação de prisão preventiva, mas a gestão peemedebis­ta acredita que ela não deve ocorrer tão cedo, já que ele tem feito “gestos de boa vontade”, co- mo a devolução do dinheiro que recebeu da JBS.

Com a decisão de Fachin, Temer anunciou que o secretário-executivo da Transparên­cia, Wagner Rosário, assumirá interiname­nte o posto e avisou que não tem pressa para escolher substituto.

Com a saída de Serraglio, a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados passou a pressionar o presidente a indicar um parlamenta­r peemedebis­ta para a Cultura.

Os nomes defendidos são de Rodrigo Pacheco e de Newton Cardoso Júnior, ambos de Minas Gerais e que já haviam sido cotados anteriorme­nte para o primeiro escalão.

A pasta está vaga há duas semanas, quando a atual crise política estourou, após a delação da JBS, e o então ministro Roberto Freire (PPSSP) entregou o cargo.

“O partido poderia fazer um bom trabalho na Cultura”, disse o deputado Carlos Marun (PMDB-MS).

(GUSTAVO URIBE, MARINA DIAS, BRUNO BOGHOSSIAN E DANIEL CARVALHO)

 ??  ??
 ?? Mateus Bonomi - 17.mai.2017/AGIF ?? Serraglio, ex-ministro da Justiça, substituíd­o por Temer
Mateus Bonomi - 17.mai.2017/AGIF Serraglio, ex-ministro da Justiça, substituíd­o por Temer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil