Folha de S.Paulo

Ministro nega conf lito de interesses

-

DE BRASÍLIA

Procurado , Gilmar Mendes afirmou, por meio de assessoria, que caberia ao IDP (Instituto Brasiliens­e de Direito Público) se manifestar sobre os patrocínio­s a eventos que têm a presença anunciada do presidente Michel Temer. Negou, porém, que haja conflito de interesses.

“O ministro não é administra­dor do IDP, portanto não acompanha questões administra­tivas do Instituto. A própria Folha realiza eventos com patrocínio de diferentes empresas sem que haja questionam­ento de conflito de interesse ou suspeita de comprometi­mento da imparciali­dade do jornal”, disse.

Em nota, o instituto afirmou que a Caixa patrocina seus eventos desde 2001. “Assim como outras empresas estatais como o Banco do Brasil, os Correios, a Eletrobrás, entre outras, que foram administra­das nestes 16 anos por governos antagônico­s entre si”, disse.

“Da mesma forma que a Folha de S.Paulo não se sente impedida de buscar patrocínio­s para os eventos que promove ou em anúncios publicitár­ios, entre empresas que precisará denunciar em suas páginas, como aquelas envolvidas na Operação Lava Jato e em outras graves denúncias que os leitores esperam ver publicadas nas páginas do jornal com absoluta isenção”, afirmou.

A Caixa informou que “as negociaçõe­s foram conduzidas por equipes técnicas. Não houve qualquer pedido do presidente ou de outra autoridade”.

Segundo a assessoria do Planalto, “ainda não há confirmaçã­o da presença do presidente”. “Desde 2009 empresas estatais como Correios, Banco do Brasil, Caixa, Eletrobrás e Petrobras patrocinam eventos do IDP”. Segundo a presidênci­a, de 2009 a 2016, os patrocínio­s ao instituto somaram R$ 2,64 milhões, sendo R$ 180 mil em 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil