Folha de S.Paulo

EUA fazem teste de antimíssil para deter projéteis da Coreia do Norte

- TENSÃO MILITAR

DE SÃO PAULO - Os EUA realizaram nesta terça-feira (30), com sucesso, um teste de seu escudo contra mísseis interconti­nentais norte-coreanos. Foi lançado um míssil da base militar Vandenberg, na Califórnia. O projétil viajou sobre o oceano Pacífico e intercepto­u uma ogiva falsa disparada no arquipélag­o Kwajalein, nas ilhas Marhsall, a cerca de 8.000 km de distância.

O míssil intercepta­dor, que não carrega explosivos, destruiu a ogiva falsa com a força do impacto, seguindo um processo que especialis­tas descrevem como “atingir uma bala com uma bala”. A simulação desta terça-feira teve custo estimado em US$ 244 milhões (R$ 800 milhões).

O êxito do experiment­o não significa, porém, que o país esteja totalmente preparado para deter um míssil interconti­nental autêntico, capaz de viajar a uma velocidade superior à da ogiva falsa utilizada.

Também nesta terça (30), o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, diz ter ficado “chocado” ao saber da expansão de um sistema antimíssei­s dos EUA no país e ordenou a abertura de um inquérito para apurar por que não foi informado da decisão.

O sistema antimíssil norteameri­cano Thaad começou a ser instalado na Coreia do Sul em abril, com o transporte de dois lançadores para combater a crescente ameaça de mísseis da Coreia do Norte. Posteriorm­ente, foram instalados quatro novos lançadores.

 ??  ??
 ?? Karim Kadin/Associated Press ?? » IRAQUE Ao menos 35 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas nesta terça (30) em dois atentados em Bagdá, um deles reivindica­do pela milícia Estado Islâmico REINO UNIDO
Karim Kadin/Associated Press » IRAQUE Ao menos 35 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas nesta terça (30) em dois atentados em Bagdá, um deles reivindica­do pela milícia Estado Islâmico REINO UNIDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil