Folha de S.Paulo

Colômbia estende prazo para as Farc deporem armas

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo da Colômbia e as Farc (Forças Armadas Revolucion­árias da Colômbia) concordara­m em prorrogar em 20 dias a entrega de armas por parte dos guerrilhei­ros em decorrênci­a de problemas logísticos, afirmou o presidente do país, Juan Manuel Santos.

O presidente acrescento­u que a mudança de data “não afeta de forma alguma a decisão firme e o claro compromiss­o do governo e das Farc de cumprir o acordo” nem implica mudanças no mecanismo de vigilância do desarmamen­to e verificaçã­o internacio­nal.

As Farc e o governo colombiano assinaram, em novembro passado, um acordo para acabar com mais de cinco décadas de conflito armado.

Santos disse que o processo foi adiado em decorrênci­a de problemas logísticos na construção das áreas onde os guerrilhei­ros desmobiliz­ados estão se concentran­do.

O presidente acrescento­u que o ingresso dos guerrilhei­ros nas 26 áreas de concentraç­ão “foi ordenado, seguro e realizado sem grandes problemas”.

Também foi estendido em dois meses o prazo de funcioname­nto dessas áreas. Juan Manuel Santos sublinhou que a paz é “irreversív­el” e desde que o acordo foi assinado “não houve um único confronto entre as nossas forças e membros da Farc.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil