Folha de S.Paulo

Nova regra para “sujar” nome pode ir a votação

-

Um projeto de lei que busca flexibiliz­ar a inclusão de devedores em cadastros de inadimplen­tes poderá ser votada pela Assembleia de São Paulo na próxima semana.

O projeto é uma demanda das entidades comerciais do Estado e de birôs de crédito.

O objetivo é reverter uma regra, aprovada em 2015, que exige que o inadimplen­te assine uma notificaçã­o antes que seu nome seja registrado no cadastro de devedores.

O procedimen­to, que é sete vezes mais caro, dificultou a cobrança e estimulou as companhias a protestare­m as dívidas diretament­e no cartório, segundo Elias Sfeir, presidente da ANBC, associação que reúne Serasa Experian e Boa Vista SCPC.

“No caso de dívidas de menor valor, as empresas simplesmen­te não cobram”, diz.

Em março, o Estado registrou 517 mil CPFs negativado­s em cartórios. O volume, recorde no Estado, é 79% maior que no mesmo mês de 2016.

Desde que a lei entrou em vigor, trava-se uma disputa ju-

Inadimplen­te era comunicado via carta simples da inclusão na “lista suja”

Cliente deve ser previament­e comunicado por escrito, com protocolo de aviso de recebiment­o assinado

Cai exigência de assinatura do devedor para incluir no cadastro de inadimplen­tes dicial que aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal.

A maior perspectiv­a de mudança da regra, porém, é a aprovação desse projeto de lei, que derrubaria a exigência da notificaçã­o assinada.

A votação ainda não foi marcada, mas o líder do governo, Barros Munhoz (PSDBSP), levará a pauta à reunião do Colégio de Líderes (que define a agenda de votações), na próxima terça (6), informa o gabinete do deputado.

A ideia é que o texto vá a plenário na próxima semana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil