Folha de S.Paulo

IGP-M, utilizado em aluguéis, tem deflação de 0,93% em maio

- PREÇOS

DA REUTERS - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), utilizado como referência para correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis e de energia elétrica, recuou 0,93% em maio.

No acumulado em 12 meses, o IGP-M registrou alta de 1,57%, segundo dados divulgados pela FGV nesta terça (30). Esse novo percentual deve ser aplicado aos contratos de aluguel com aniversári­o em junho.

O principal motor da queda em maio foi, mais uma vez, a redução dos preços no atacado, que correspond­em a 60% do índice geral.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado, caiu 1,56% neste mês, após retroceder 1,77% em abril.

Dentro do IPA, um dos destaques foi o subgrupo alimentos “in natura”, cujos preços caíram 1,06% em maio, após alta de 5,13% no mês passado.

A FGV informou ainda que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% no IGP-M, desacelero­u a alta a 0,29% em maio, depois de ter avançado 0,33% no mês anterior. A principal contribuiç­ão partiu do grupo Alimentaçã­o, cujos preços recuaram 0,13%, ante alta de 0,9% no período.

Em maio, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,13%, após queda de 0,08% em abril. O peso do INCC no IGP-M é de 10%.

Neste mês, o IPCA-15 (espécia de prévia do IPCA, índice oficial de inflação) subiu 0,24% e em 12 meses ficou abaixo de 4% pela primeira vez em quase uma década.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil