Folha de S.Paulo

Uber demite engenheiro suspeito de roubar informaçõe­s do Google

- CARROS AUTÔNOMOS

DO “FINANCIAL TIMES” - A Uber demitiu o principal engenheiro de sua divisão de carros autônomos, Anthony Levandowsk­i, em meio a uma disputa judicial na qual a empresa está tentando provar que não roubou segredos comerciais da Waymo, a unidade de carros autoguiado­s da Alphabet (Google).

A decisão representa uma virada dramática na situação de Levandowsk­i, a quem Travis Kalanick, o presidente-executivo da Uber, um dia definiu como “meu irmão postiço”.

A Uber adquiriu a start-up criada por Levandowsk­i, a Otto, por US$ 680 milhões.

Membro fundador da equipe de veículos autoguiado­s do Google, Levandowsk­i é um dos mais importante­s engenheiro­s no campo dos veículos autônomos e ganhou mais de US$ 120 milhões em bonificaçõ­es em seus anos no Google.

Sua demissão representa a mais recente em uma série de perdas de executivos para a Uber, que está passando por uma sucessão de crises que variam de acusações de assédio sexual à exposição do programa “Greyball”, que a empresa usava para escapar à atenção das autoridade­s regulatóri­as.

Em fevereiro, a Waymo abriu processo contra a Uber, acusando a empresa de roubar segredos comerciais.

Levandowsk­i é suspeito de ter baixado mais de 14 mil documentos da Waymo antes de deixar a empresa, fato que seus advogados não contestam.

A Uber nega ter usado quaisquer dos segredos comerciais a que Levandowsk­i supostamen­te teria acesso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil