Folha de S.Paulo

NILTON GURMAN

-

Tio de Vitor Gurman, jovem atropelado e morto em 2011 no bairro da Vila Madalena, é diretor e fundador do movimento “Não Foi Acidente”, que apoia mudanças legislativ­as e de fiscalizaç­ão para combater a embriaguez ao volante

DE SÃO PAULO

A evolução da tecnologia de segurança embutida nos veículos mais novos ajuda o motorista a prevenir acidentes, mas o avanço empaca no alto número de carros antigos da frota circulante.

A idade média dos carros usados pela população do Estado gira em torno de 15 anos, segundo Maxwell Vieira, presidente do Detran-SP.

“É difícil fazer as pessoas trocarem seus carros por novos modelos, mas isso esbarra principalm­ente no preço”, afirma Renato Romio, pesquisado­r do Instituto Mauá de Tecnologia. A troca, diz ele, é essencial para o surgimento de uma frota mais segura.

Uma possível solução estaria no aumento de impostos sobre carros mais antigos, mas o próprio pesquisado­r a descarta. A medida taxaria os mais pobres e provocaria o cresciment­o do número de veículos irregulare­s, que já somam 30% dos carros que circulam no Estado.

João Oliveira, diretor comercial da Volvo, que estabelece­u a meta de reduzir a zero o número de mortes em carros da marca até 2020, disse que a fabricação de carros não pode ser pensada apenas visando a deixá-lo atrativo para o consumidor.

“Isso empobrece a discussão. Precisamos pensar na segurança como sociedade, avaliar que tipo de trânsito queremos no país.”

Segundo ele, é necessário diminuir cada vez mais a influência do fator humano para reduzir o número de acidentes —por isso, o futuro estaria nos carros autônomos.

“Estudos apontam que de 20% a 30% das pessoas não param o carro quando há placas sinalizand­o ‘Pare’”, disse Horácio Figueira, consultor em segurança de trânsito. “Um veículo programado para parar diante do sinal não vai cometer esse erro.” (WP)

Naquele dia em que uma pessoa bebeu e andou acima da velocidade, ela cometeu um crime e precisa ser punida. Assim vamos mudar a sociedade e nossos valores

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil