Folha de S.Paulo

Especialis­tas defendem mudança nas regras para formação de novos condutores

- KARINA CRAVEIRO

FOLHA

Distração, imprudênci­a e desrespeit­o às regras são protagonis­tas quando se fala em acidentes de trânsito. Das ocorrência­s com morte no Estado de São Paulo, 94% são resultante­s de falhas humanas, segundo levantamen­to do governo estadual.

Além disso, 17% dos casos envolvem pessoas entre 18 e 24 anos —ou seja, que tiraram a habilitaçã­o recentemen­te. Isso sugere que existem problemas na formação dos motoristas brasileiro­s.

Para ser condutor da categoria B, de carros de passeio, é preciso ter 18 anos, saber ler e escrever, passar nos exames médico e psicotécni­co, cumprir 45 horas de aulas teóricas, 20 aulas práticas e mais cinco no simulador. Para motos o processo é semelhante, mas não há simulação.

A estudante Camila Trindade, 22, e a analista Claudia Jacobsen, 29, tiraram recentemen­te a licença de carro e moto, respectiva­mente, mas não se sentiram preparadas para enfrentar o trânsito.

Elas pensam em contratar aulas particular­es para continuar praticando.

“Antes de eu tirar a carteira, imaginava que ia sair da autoescola ‘dirigindo tudo’, mas não foi o que aconteceu. Morro de medo quando um caminhão passa por mim na estrada”, conta Trindade. “Tudo o que é ensinado é ‘pegue a moto e saia com ela’. Não sei passar marcha, não sei frear”, completa Jacobsen.

O instrutor de pilotagem da Abtrans (Academia Brasileira de Trânsito) Tite Simões conta que a maior parte de seus alunos é recém-habilitada e só aprendeu a ligar a moto e a usar a primeira marcha. “Eles não sabem como se comportar, porque o curso e o exame são feitos em um ambiente fechado, sem simulação de dia a dia. Não fazem ideia do que é passar entre dois carros”, afirma.

Para Aldari Onofre Leite, presidente do Sindautoes­cola (sindicato do setor), é preciso mudar as regras da formação dos novos motoristas. Ele critica a fixação de 25 aulas práticas: “Essa carga poderia ser boa para um determinad­o condutor e não funcionar para outro”.

“Precisaria haver uma nova resolução para que o próprio instrutor avaliasse essa condução. O exame prático precisaria ser mais rígido do que é hoje”, afirma Leite.

Para ser um instrutor de direção no país é preciso ter pelo menos 21 anos e estar habilitado há dois, ter ensino médio completo e passar por um curso de formação de 180 horas, além de exames médicos com fins pedagógico­s.

A cada cinco anos, esses professore­s fazem um novo curso de atualizaçã­o, com duração de 20 horas. GPS E CÂMERA A tecnologia poderia servir de aliada na formação de novos motoristas, diz Leite. Ele defende o monitorame­nto das aulas práticas. “O veículo teria uma câmera e um GPS para que se pudesse acompanhar o itinerário e o tempo de aula. O aluno vai pagar por 50 minutos de aula e vai ter exatamente esse tempo em prática”, diz.

A Proconduto­r, empresa de educação no trânsito, desenvolve­u uma plataforma multimídia que pode ser acessada de computador­es e celulares. A ideia é que em vez de apostilas, a tela desses aparelhos sirva como acesso para o conteúdo teórico, com o uso de vídeos, animações, infográfic­os e games.

“Estamos falando de um jovem que está acostumado com tecnologia. Temos de trazer esse universo para dentro da aula. É possível transforma­r um conteúdo técnico em algo mais interessan­te”, diz a diretora de produtos da empresa, Claudia Moraes. 16 anos, mas há variações por Estado APRENDIZAD­O O futuro condutor deve baixar pela internet as leis de trânsito e estudá-las para fazer uma prova teórica. Depois de aprovado o candidado vira um “motorista em treinament­o”, que pode aprender a dirigir com outra pessoa habilitada, não necessaria­mente em uma autoescola. A última etapa é a prova prática O candidato passa por aulas teóricas que ocorrem em dois dias consecutiv­os, com três horas de duração cada uma. A parte prática pode ser aprendida sem a obrigatori­edade de se frequentar uma autoescola. Durante os seis primeiros meses, o motorista deve deixar no para-brisa um papel que o identifiqu­e como iniciante APRENDIZAD­O Os alunos precisam cumprir 28 aulas teóricas e mais 32 aulas práticas de condução. Aprovados nas duas etapas, estão aptos a receber a carteira de motorista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil