Folha de S.Paulo

Partidos articulam apoio a Maia se Temer sair

Cinco legendas discutem respaldo ao presidente da Câmara em voto indireto

-

Cinco partidos de esquerda e da base governista discutiram na noite desta terçafeira (30) atuar de forma unificada no processo de escolha do sucessor do presidente Michel Temer, caso o peemedebis­ta não consiga se manter no cargo.

PSB, PDT, PC do B (esquerda), Solidaried­ade e PTB (base de Temer) somam 98 dos 513 deputados.

Apesar de a esquerda defender abertament­e eleições diretas, deputados avaliam nos bastidores que são pequenas as chances de isso acontecer, já que depende de uma polêmica e difícil alteração da Constituiç­ão.

No encontro, realizado na casa do líder da bancada do PDT, Weverton Rocha (MA), a tese mais defendida, conforme a Folha apurou, foi a de apoio ao atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A contrapart­ida de Maia seria uma inflexão no discurso pró-reformas, adotando a defesa de mudanças nas legislaçõe­s trabalhist­a e previdenci­ária mais amenas em relação às propostas por Temer.

Maia tem bom trânsito com os partidos de esquerda, inclusive o PT, o maior deles, tendo recebido o apoio dessas siglas nas duas vitórias que teve para comandar a Câmara, em 2016 e 2017.

No entanto, o presidente da Câmara dos Deputados tem sido, pelo menos em público, um dos principais defensores da permanênci­a de Temer e da defesa das reformas do peemedebis­ta.

 ?? Eduardo Knapp - 30.mai.2017/Folhapress ?? O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia
Eduardo Knapp - 30.mai.2017/Folhapress O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil