Folha de S.Paulo

Comissão da Câmara quer rever delação

-

DE BRASÍLIA

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou por unanimidad­e na manhã desta quarta-feira (31) proposta de fiscalizaç­ão que mira a JBS e pede a revisão da delação premiada firmada pelos executivos da empresa com a Procurador­ia-Geral da República.

Líderes do governo de Michel Temer e de 17 partidos políticos assinam a proposta, o que representa 87% do tamanho total da Câmara. Congressis­tas e integrante­s do Executivo são os principais alvos da delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista, que controlam a J&F, dona da JBS.

Ao todo, a JBS diz ter pago propina a 1.829 políticos nos últimos anos —entre eles Temer, que desde então viu seu cargo ficar sob ameaça.

O colegiado afirma que irá tratar da compra de dólares pelo grupo antes de a delação vir à tona, o que resultou em um salto na cotação da moeda norte-americana, além da suspeita de irregulari­dades em operações de crédito do grupo com bancos oficiais. Para isso, afirma que irá convocar pessoas e entidades, requerer documentos, realizar diligência­s e perícias, além de solicitar providênci­as a outras autoridade­s.

Técnicos da Câmara dizem que os efeitos da proposta são mais políticos do que práticos, já que a delação da JBS foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal.

(RANIER BRAGON)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil