Folha de S.Paulo

Festival em Liverpool reinterpre­ta as 13 faixas do disco

- JULIANA RESENDE

FOLHA,

Nada, nem os ecos do atentado de Manchester, promete intimidar a celebração, em Liverpool, dos 50 anos da obra-prima dos Beatles.

A data marca o clímax do festival Sgt. Pepper’s at 50 (Sgt. Pepper’s aos 50), que, desde o último dia 25 e até 16 de junho, leva à terra natal do quarteto 13 eventos relacionad­os às 13 faixas do mais influente disco de “art rock” conceitual da história.

Na noite desta quinta (1º) haverá uma performanc­e pirotécnic­a —e psicodélic­a— inspirada em “Lucy in the Sky with Diamonds” —título cujas iniciais remetem ao LSD, acrônimo do ácido lisérgico.

“Suspended Time”, a performanc­e, realizada ao ar livre na área verde de Camp Hill and Wolton Woods, ficará a cargo do artista francês Christophe Berthonnea­u (1, nas fotos acima) eseuGroupe F, que iluminou o céu na Olimpíada de Londres (2012).

O encontro em Liverpool se encerrará com a première do filme “A Day in the Life”.

A produção de Frank Cottrell-Boyce, também ele um artista com passagem olímpica —roteirizou, com Danny Boyle, a abertura dos jogos londrinos— segue a rota do ônibus 86, que Paul McCartney usava para ir à escola.

Um festival dentro do festival, batizado Within You, Without You em referência à faixa homônima do disco, terá raga (2) —gênero musical indiano no qual se insere a faixa composta por George Harrison— e comida do país.

Apresentaç­ões de balé, teatro, peças de artes visuais e intervençõ­es urbanas se orquestram em torno das faixas do álbum, que fornece amplas camadas de referência­s e citações a reinterpre­tar.

Artistas veteranos e novatos dos mais diversos gêneros se misturam – “reflexo do verdadeiro espírito da obra que inspira o festival”, segundo Sean Doran e Liam Browne, curadores do festejo.

Judy Chicago, artista feminista dos anos 70, assina o mural inspirado na música “Fixing a Hole”, e a australian­a Melissa Madden Gray, a Meow Meow, comanda performanc­e (3) inspirada na faixa “Lovely Rita”, em diferen- Club Band” é tema de duas atrações gratuitas do Centro Cultural SP (r. Vergueiro, 1.000): nesta quinta (1º), às 21h, Vanguart toca as 13 faixas; na terça (6), às 18h30, Maurício Pereira (Os Mulheres Negras) e Tim Bernardes (O Terno), pai e filho, comentam o clássico durante uma audição na discoteca do centro. tes locais da cidade, entre 10 e 11 de junho.

O DJ Spooky, com os Holladay Brothers, questiona se o mundo está mesmo ficando melhor, numa releitura de “Getting Better” em que se mesclam arte e tecnologia.

Há ainda intervençõ­es visuais e poéticas que o artista Jeremy Deller, vencedor em 2004 do prestigios­o Turner Prize, espalha por toda Liverpool, do cais ao Merseyside, passando pelo Cavern Club, primeiro lugar de apresentaç­ão dos Beatles, pela estação ferroviári­a e a catedral, tendo como tema Brian Epstein.

Nas peças (4) ,Dellervêo empresário dos Beatles — morto aos 32 anos, em 27 de agosto de 1967, de overdose, pouco após o lançamento do álbum—, como uma espécie de “mártir” da cultura pop.

“Sgt. Pepper’s rompeu muitas fronteiras criativas”, diz o prefeito de Liverpool, Joe Anderson. “Queremos um festival à altura, trazendo interpreta­ções complement­e novas desse clássico”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil