Folha de S.Paulo

Lula chama Joesley de canalha e diz que ‘2018 está aí’

Documento interno declara que partido não votará em caso de eleição indireta pós-Temer

-

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (1) que o PT deve se reconectar à esquerda, radicaliza­ndo posições, se quiser voltar a governar o país.

Durante discurso na abertura do 6º Congresso Nacional do PT, em Brasília, Lula admitiu que os últimos seis anos foram “os mais difíceis” e pediu que os dirigentes da sigla parem de falar para eles mesmos, para que a legenda “volte a despertar esperança”.

“2018 está longe para quem não tem esperança, mas, para nós, 2018 é logo aí, já começou e não estamos com medo. Vamos voltar a governar esse país a partir de 2018”, completou o ex-presidente.

Réu em cinco ações penais, Lula chamou de “canalha” o empresário Joesley Batista, da J&F, que, em delação premiada, disse que pagou propina no valor de US$ 150 milhões para Lula e Dilma Rousseff por meio de contas no exterior.

“Um canalha de um empresário diz que fez uma conta no exterior pra mim e pra Dilma, mas a conta está no nome dele e ele que mexe na grana [plateia ri]. Tá na hora de parar de palhaçada”, completou o ex-presidente. Ele não fez referência às acusações de Joesley ao presidente Michel Temer (PMDB).

Até sábado (3), dirigentes do PT elegerão o novo presidente da sigla, que deve ser a senadora Gleisi Hoffmann (PR). No Congresso, Gleisi defendeu uma tese do ex-ministro José Dirceu, publicada em artigo na Folha, como forma de tirar o país da crise. O desagravo ao petista também foi feito pelo atual presidente do PT, Rui Falcão, que ainda citou o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso na Lava Jato.

Documento que servirá de base para as discussões do congresso afirma que a posição do PT é “inegociáve­l” pela defesa das eleições diretas.

Também na disputa pela presidênci­a do PT, o senador Lindbergh Farias (RJ) disse que a ordem para os petistas é “não votar no colégio eleitoral” caso Temer seja cassado.

A declaração é um recado a parlamenta­res do partido que abriram, nos últimos dias, diálogo com a base do governo Temer na articulaçã­o de uma solução via colégio eleitoral caso haja cassação da chapa Dilma-Temer pelo TSE. (MARINA DIAS, CATIA SEABRA E ÂNGELA BOLDRINI)

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff em congresso do PT
Pedro Ladeira/Folhapress Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff em congresso do PT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil