Folha de S.Paulo

Comey admite que vazou memorando por temer mentiras do republican­o

-

DE WASHINGTON

Uma das principais revelações do depoimento do ex-diretor do FBI James Comey ao Senado nesta quinta (8) foi a confissão de que ele tomou a decisão de vazar à imprensa o memorando escrito após o encontro com o presidente Donald Trump em fevereiro.

Segundo Comey, ele achou que divulgar que Trump havia pedido para que ele encerrasse a investigaç­ão sobre o ex-conselheir­o de Segurança Nacional Michael Flynn forçaria o Departamen­to da Justiça a colocar um conselheir­o especial independen­te à frente da investigaç­ão sobre a Rússia.

O ex-diretor então entregou o memorando a um amigo —o professor da Universida­de Columbia Daniel Richman—, que repassou o documento ao “New York Times”.

“Eu pedi a ele porque achei que isso [a revelação da conversa sobre Flynn] poderia incentivar a indicação de um conselheir­o especial”, disse.

Dois dias após a publicação, o Departamen­to da Justiça nomeou o ex-diretor do FBI Robert Mueller para acompanhar a investigaç­ão.

Essa também foi a primeira vez em que Comey disse que Mueller tem todos os memorandos que foram escritos por ele após os encontros com Trump. Questionad­o se eles seriam prova de obstrução da Justiça, o ex-diretor disse que a avaliação cabe a Mueller.

O advogado pessoal do presidente, Mark Kasowitz, sugeriu que Comey poderia ser investigad­o por vazar para a imprensa um memorando de conversa na Casa Branca.

Comey disse aos senadores que começou a registrar o teor de seus encontros com Trump porque estava “realmente preocupado que ele poderia mentir sobre a natureza” das conversas. (IF)

 ?? Pablo Martinez Mosivaius/Associated Press ?? Barbearia em Washington transmite para clientes depoimento de James Comey sobre Trump; sessão dominou TVs de bares e lotou sede do Congresso
Pablo Martinez Mosivaius/Associated Press Barbearia em Washington transmite para clientes depoimento de James Comey sobre Trump; sessão dominou TVs de bares e lotou sede do Congresso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil