Folha de S.Paulo

De Eunício mostrando conhecimen­to da decisão de Fachin é suficiente para o cumpriment­o da decisão judicial.

-

ato inerente ao exercício do mandato de senador em total respeito e reverência” à decisão, diz o texto.

O ministro Marco Aurélio, relator do caso de Aécio, cobrou o cumpriment­o da decisão judicial que determinou o afastament­o. Ele pretende ainda levar o caso no próximo dia 20 para análise dos outros quatro integrante­s da Primeira Turma do STF.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), negou que tenha descumprid­o a medida. “Imediatame­nte eu determinei o cumpriment­o. A decisão do ministro [Edson] Fachin, de afastar [Aécio] foi liminarmen­te cumprida por essa presidênci­a”, disse, embora reconheça que cumprirá uma “decisão complement­ar” se receber novas informaçõe­s da Justiça.

O Senado tem se apoiado na argumentaç­ão de que não existe previsão regimental e nem na Constituiç­ão para afastament­o de um parlamenta­r. O tribunal, contudo, entende que não há necessidad­e de informaçõe­s complement­ares e que a assinatura IRMÃ Também nesta terça, por três votos a dois, a Primeira Turma do STF manteve a prisão de Andrea Neves, irmã de Aécio. Ela está detida desde 18 de maio por suposto envolvimen­to em crimes apontados por delatores da JBS.

Marco Aurélio defendeu a soltura de Andrea e foi acompanhad­o por Alexandre de Moraes. Votaram por mantêla detida Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Rosa Weber.

A maioria entendeu que Andréa deve permanecer presa para evitar que atrapalhe as investigaç­ões. Eles também afirmaram que os procurador­es suspeitam que ela tenha cometido outros crimes, como lavagem de dinheiro.

Em nota, Aécio disse que Andrea “não oferece qualquer tipo de prejuízo às investigaç­ões em curso” e “jamais foi responsáve­l por algum tipo de iniciativa ilícita”.

(LETÍCIA CASADO E TALITA FERNANDES)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil