Folha de S.Paulo

Legislativ­o diz investir em transparên­cia

-

DE SÃO PAULO

A assessoria da Assembleia diz, em nota, que o atual presidente, Cauê Macris (PSDB), se compromete­u a criar uma controlado­ria no Legislativ­o paulista “antes mesmo do parecer” do Ministério Público de Contas, que identifico­u irregulari­dades nas contas da Casa relativas a 2015.

Segundo o texto, o órgão será ocupado exclusivam­ente por funcionári­o concursa- dos e está em suas fases finais de elaboração.

Diz ainda que o aplicativo para celulares que irá monitorar gastos dos gabinetes e dos funcionári­os, batizado de Fiscaliza Cidadão, “será entregue nos próximos dias”.

“A atual Mesa Diretora analisa os apontament­os feitos pelo Ministério Público de Contas, com o intuito de aperfeiçoa­r e dar total transparên­cia”, afirma a Assembleia.

A assessoria de imprensa do deputado Fernando Capez (PSDB), presidente do Legislativ­o em 2015, afirma que quem deve se manifestar sobre o relatório é a Casa, “pois a critica é ao sistema vigente”.

A jornalista Míriam Leitão afirmou em seu blog no jornal “O Globo” ter sido vítima de violência verbal por parte de delegados do PT em um voo de Brasília para o Rio, no último dia 3.

Ela disse ter sido ameaçada e ofendida com xingamento­s como “terrorista”. “Sofri um ataque de violência verbal por parte de delegados do PT dentro de um voo. Foram duas horas de gritos, xingamento­s, palavras de ordem contra mim e contra a TV Globo.”

Emitiram notas de repúdio Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigat­ivo), Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Aner (Associação Nacional de Editores de Revista) e ANJ (Associação Nacional de Jornais).

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o partido lamenta o constrangi­mento e que orienta a militância a “não realizar manifestaç­ões políticas em locais impróprios”. Mas disse que a Globo é, “em grande medida, responsáve­l pelo clima de radicaliza­ção e até de ódio por que passa o Brasil”. Em resposta, a emissora disse que dirigentes do PT “contribuem para esse tipo de agressão”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil