Folha de S.Paulo

Estudante americano condenado na Coreia do Norte é libertado

Familiares dizem que Otto Warmbier está em coma desde 2016

-

A Coreia do Norte libertou um estudante americano condenado a 15 anos de trabalhos forçados, informou nesta terça-feira (13) o Departamen­to de Estado dos EUA.

“Sob a direção do presidente [Donald Trump], o Departamen­to de Estado assegurou a libertação de Otto Warmbier da Coreia do Norte. O sr. Warmbier está a caminho dos EUA onde ele se reunirá com sua família”, diz nota assinada pelo secretário de Estado, Rex Tillerson.

O comunicado também afirma que Washington segue “tendo conversas” com Pyongyang a respeito da libertação de outros cidadãos americanos detidos pelo regime do ditador Kim Jong-un.

Os pais de Warmbier afirmaram à Associated Press, que ele está em coma. Segundo Fred e Cindy Warmbier, eles foram informados há uma semana que Otto está em coma desde março de 2016.

“Nós queremos que o mundo saiba o quanto nós e nosso filho fomos brutalizad­os e aterroriza­dos pelo regime pária”, afirmou o casal.

A prisão de Warmbier foi anunciada em janeiro de 2016. Dois meses depois, a Suprema Corte da Coreia do Norte condenou Warmbier, 22, a 15 anos de trabalhos forçados por subversão, depois de ele ter confessado uma tentativa de roubar material de propaganda.

O tribunal considerou que Warmbier cometera um crime “em acordo com a política hostil dos governos dos Estados Unidos em relação ao Norte, em uma tentativa de prejudicar a unidade de seu povo após entrar no país como turista”.

Antes do julgamento, Warmbier havia dito que tentara roubar um banner de propaganda como um troféu para um conhecido que gostaria de pendurá-lo em uma igreja americana.

Warmbier disse a repórteres em Pyongyang, também antes do julgamento, que lhe ofereceram um carro usado no valor de US$ 10 mil se ele conseguiss­e um banner de propaganda. Além disso, em caso de ser detido e não conseguir retornar, a quantia de US$ 200 mil seria paga a sua mãe. O estudante afirmou que aceitou a oferta porque sua família “sofria de graves dificuldad­es financeira­s”.

O anúncio da libertação de Warmbier ocorre em meio à visita a do ex-jogador de basquete americano Dennis Rodman à Coreia do Norte.

O atleta, que chegou a Pyongyang nesta terça-feira, disse que está “apenas tentando abrir uma porta” entre os dois países.

 ?? Kyodo - 16.mar.2016/Reuters ?? Estudante Otto Warmbier é levado à Suprema Corte da Coreia do Norte, em março de 2016
Kyodo - 16.mar.2016/Reuters Estudante Otto Warmbier é levado à Suprema Corte da Coreia do Norte, em março de 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil