Folha de S.Paulo

Presidente da Uber se licencia do cargo após série de escândalos

Episódios com Travis Kalanick abalaram imagem da empresa

-

Travis Kalanick, presidente-executivo da Uber, decidiu se licenciar do posto por tempo indetermin­ado. A decisão se segue à publicação de um relatório altamente crítico sobre a gestão da empresa.

Os 14 subordinad­os que se reportavam diretament­e a Kalanick administra­rão a empresa em sua ausência.

O estilo enérgico de sua gestão definiu por anos a controvert­ida empresa, cuja avaliação de mercado atingiu US$ 68 bilhões ao mesmo tempo em que ela adquiria a reputação de desrespeit­ar regras e de fazer qualquer coisa para conseguir cresciment­o.

O afastament­o se segue a uma crise que abalou a imagem da empresa de capital fechado mais valiosa do Vale do Silício e causou a saída de vários executivos.

Kalanick se envolveu em uma série de acontecime­ntos que levaram a Uber à crise. Elas incluem o uso de software para iludir as autoridade­s regulatóri­as e uma discussão, capturada por uma câmera de vídeo, na qual ele insultou um motorista da Uber.

Nesta terça (13), Kalanick apresentou as conclusões de um relatório sobre a gestão e a cultura da Uber que identifico­u disfunções generaliza­das no comando da empresa.

O documento fez recomendaç­ões abrangente­s que incluem maior independên­cia para o conselho, treinament­o obrigatóri­o para os executivos e a proibição de relacionam­entos íntimos entre superiores e subordinad­os.

As constataçõ­es, baseadas em entrevista­s com mais de 200 funcionári­os, também recomendam que a Uber reescreva seus 14 valores culturais (entre os quais recomendaç­ões como “não tenha medo de pisar nos calos alheios” e “batalhe sempre para estar por cima”, a fim de eliminar valores que possam ser invocados para justificar mau comportame­nto. PAULO MIGLIACCI

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil