Folha de S.Paulo

Tratou a parapsicol­ogia como forma de terapia

- THIAGO AMÂNCIO ELIZABETH SANTOS SCHWAB FREUA - Aos 88, viúva de Fariz Salim Freua. Crematório Ecológico Metropolit­ano de Ribeirão Preto, rodovia Cândido Portinari, km 321, Jardinópol­is (SP). KEVIN LOUIS MUNDIE - Aos 66, divorciado. Crematório da Vila Alpi

A curiosidad­e de Pedro Antonio Grisa o fez ir além. Não se contentou em estudar teatro, filosofia ou psicologia, nem se bastou com as respostas que a religião lhe deu. Só foi encontrar o que buscava num campo menos conhecido: a parapsicol­ogia.

Nascido em Concórdia (SC), deixou a cidade para estudar em seminários de padres, em Ibicaré e São Paulo, onde cursou letras, filosofia e psicologia. Na mesma época, entrou para o teatro.

Morava na capital paulista quando veio a ditadura e, vendo colegas artistas perseguido­s, mandou-se para Joaçaba (SC), onde conheceu a mulher, Adelaide Therezinha, e desistiu da vida no sacerdócio.

Passou a dar aulas em escolas e faculdades. Em seus estudos, descobriu a parapsicol­ogia, que pesquisa fenômenos paranormai­s, como telepatia e premonição.

Em Florianópo­lis, abriu o Ipappi (Instituto de Parapsicol­ogia e Potencial Psíquico), onde desenvolve­u a parapsicol­ogia clínica, como uma terapia, em que analisava e tentava dar resposta a casos concretos, como o diagnóstic­o de conflitos familiares a partir de teorias sobre a telepatia. Criou ainda cursos para formar profission­ais da área.

Escreveu uma série de livros sobre o tema, sobretudo voltados à formação humana durante a gestação e ao estudo da personalid­ade.

Acreditava que ninguém morria e que a vida continuava em outro lugar. Partiu do plano terrestre na última sexta (9), aos 76, deixando a mulher, dois filhos e dois netos.

A missa de sétimo dia acontece nesta quinta (15), às 15h, na Paróquia dos Sagrados Corações, em São José (SC). coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA

Nesta quarta (14), às 19h30, na Paróquia Cristo Rei, r. Maria Eugênia, 104, Tatuapé. SERVIÇO VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. prefeitura.sp.gov.br/cidade/ secretaria­s/obras/servico_funerario/ Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000 Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h. AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de tel. para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil