Folha de S.Paulo

Tite tem 16 de 23 jogadores quase garantidos na Copa

Técnico usou amistosos para avaliar nomes que brigam por vaga

- LUIZ COSENZO ALEX SABINO

SELEÇÃO

A exatamente um ano da abertura da Copa do Mundo da Rússia, o técnico da seleção brasileira, Tite, já tem 16 nomes praticamen­te definidos para o Mundial, de acordo com o observado nos 11 jogos de sua era à frente da equipe (oito pelas eliminatór­ias e três amistosos).

As partidas diante de Argentina —derrota por 1 a 0—, na última sexta-feira (9), e Austrália —vitória por 4 a 0 —, nesta terça (13), serviram principalm­ente para o treinador analisar novos nomes para as posições de goleiro, lateral-direito, zagueiro, primeiro volante e atacante.

A Fifa permite a inscrição de 23 jogadores no Mundial, sendo três goleiros. A tendência é que Tite convoque ainda ao menos quatro laterais, quatro zagueiros, dois volantes, três meias, quatro atacantes que jogam pelos lados e dois centroavan­tes —a última vaga deve ser preenchida por um zagueiro que também atua como volante ou um outro atacante.

O treinador tem mais sete jogos para definir a posição desse último atleta e fechar a lista de 23 jogadores, provavelme­nte anunciada em maio do ano que vem.

Titular contra a Austrália, Diego Souza ganhou pontos com o técnico. Como centroavan­te, fez bem a função de pivô e marcou dois gols.

Com Gabriel Jesus assegurado no Mundial, o jogador do Sport briga pela vaga de centroavan­te reserva com Roberto Firmino, que não foi convocado para esses últimos amistosos.

Os outros gols da seleção foram de Taison, que entrou no lugar de Douglas Costa —mal na partida— e teve boa participaç­ão, e Thiago Silva, que comandou a zaga em seu segundo jogo como titular sob o comando de Tite. Lateral direito - 2 vagas Daniel Alves Rafinha Fagner Lateral esquerdo - 2 vagas Marcelo Filipe Luís Zagueiros - 4 vagas Miranda Marquinhos Thiago Silva Gil David Luiz Rodrigo Caio Volantes - 2 vagas Casemiro Fernandinh­o Meias - 3 vagas Paulinho Renato Augusto Giuliano Atacantes pelo lado - 4 vagas Neymar Philippe Coutinho Willian Douglas Costa Taison Atacantes pelo meio - 2 vagas Gabriel Jesus Firmino Diego Souza

Rodrigo Caio, o outro zagueiro testado por Tite na vitória tranquila sobre a seleção australian­a, também teve boa atuação.

Nas laterais, Rafinha e Alex Sandro não foram exigidos defensivam­ente no jogo desta terça-feira.

No gol, Diego Alves teve pouco trabalho, mas mostrou habilidade com os pés para sair jogando.

No meio de campo, a novidade foi David Luiz, que atuou como volante. Ele se mostrou afoito na função, cometendo faltas desnecessá­rias e levando dribles.

Apesar disso, Tite destacou a vontade que o jogador campeão inglês na última temporada pelo Chelsea mostrou em campo.

“Fiquei muito contente em dar oportunida­de a ele. Os atletas puderam produzir o seu melhor. E ressalto o que o David [Luiz] falou na hora da oração: ‘vocês não sabem como é bom estar aqui’”, comentou o treinador após a partida contra a Austrália.

“Eu sei o quanto eu amo representa­r o meu país e estar nesse ambiente. Eu abri meu coração na hora da oração e falar isso para todos os que têm a oportunida­de de estar aqui”, afirmou o jogador, que perdeu espaço no time nacional com a chegada do técnico gaúcho.

Já Paulinho e Giuliano, que deu a assistênci­a para o primeiro gol, tiveram atuações sólidas. Responsáve­l pela armação, Philippe Coutinho foi um dos mais participat­ivos do time.

Até o Mundial, a seleção enfrenta Equador, Colômbia, Bolívia e Chile, pelas eliminatór­ias, e ainda deve fazer amistosos contra Inglaterra e França em novembro.

Em março de 2018, o time pega a Alemanha no último teste antes da Copa. Será o primeiro confronto entre as duas seleções desde o 7 a 1 na Copa do Mundo de 2014.

DE SÃO PAULO

Levir Culpi, 64, foi o nome de consenso da diretoria do Santos para substituir Dorival Júnior. O presidente Modesto Roma Júnior pensou por semanas sobre a decisão de demiti-lo. Cedeu à pressão de aliados que viam a mudança como inevitável por causa dos resultados. O novo técnico santista estreia nesta quarta (14), às 21h45, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro.

Culpi foi contratado não apenas por ser, na avaliação da cartolagem, o melhor nome disponível no mercado. Mas também para dar resposta à política interna do clube em um ano eleitoral.

Uma das queixas mais comuns ao trabalho de Dorival desde 2016 era sobre o controle do elenco por alguns jogadores, como Ricardo Oliveira, David Braz, Victor Ferraz e Renato. Em momentos de derrotas, especialme­nte em clássicos, as organizada­s chegaram a gritar em coro que era hora de acabar com as “panelas” no elenco.

Levir Culpi tem um histórico de trombadas com medalhões. Colocou Ronaldinho Gaúcho no banco de reservas quando estava no AtléticoMG. Bateu de frente com grupo de jogadores evangélico­s no Fluminense.

Contra o Palmeiras, ele não poderá escalar Ricardo Oliveira, contundido no tornozelo esquerdo. Mas poderá escalar o meia Lucas Lima, recuperado de lesão muscular na coxa direita.

Desde a saída de Dorival, o Santos venceu duas vezes EXCLUSIVID­ADE Modesto Roma Júnior disse nesta terça (13) que pode apelar à Fifa para impedir a transferên­cia do meia-atacante Geuvânio para o Flamengo. Ele foi vendido pelo Santos ao Tianjin Quanjian, da China, e o clube paulista tem uma cláusula de exclusivid­ade no contrato do jogador. Esta diz que se Geuvânio retornar ao futebol brasileiro durante a vigência do contrato com o time chinês, terá de ser para o Santos. NATV Santos x Palmeiras Globo (SP, menos Santos)

 ?? Jason Reed/Reuters ?? O meia-atacante Willian, do Chelsea, é um dos jogadores da seleção brasileira que devem ser convocados para a Copa
Jason Reed/Reuters O meia-atacante Willian, do Chelsea, é um dos jogadores da seleção brasileira que devem ser convocados para a Copa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil