Folha de S.Paulo

Série ‘The Americans’, de Robert Frank, terá mostra em novo IMS

Fotógrafo suíço negocia vinda ao Brasil para abertura em agosto

- DAIGO OLIVA SILAS MARTÍ

DE SÃO PAULO

Um dos fotógrafos mais influentes de todos os tempos, Robert Frank vai mostrar a série clássica “The Americans” numa das mostras inaugurais do novo Instituto Moreira Salles, que abre as portas na avenida Paulista em agosto.

Em 1955, o suíço deixou Nova York, onde vivia, e dirigiu um Ford usado pelos Estados Unidos, fotografan­do os americanos que ele dizia invisíveis —crianças, negros, brancos, políticos, pobres e ricos.

Essas imagens, editadas num livro com prefácio escrito pelo beatnik Jack Kerouac, autor de “Na Estrada”, se transforma­ram num dos retratos mais contundent­es da vida no país, das contradiçõ­es, desilusões e paradoxos do sonho americano, em especial a violência da segregação racial nos Estados do sul.

Publicadas em 1958, as 83 imagens de “The Americans” viraram um marco da fotografia não só por fazer um panorama da nação na época mas também por introduzir nos fotolivros a lógica sequencial das narrativas literárias.

Não é possível, por isso, entender a obra por meio de imagens isoladas. Com elementos que se repetem por toda a série, Frank traça uma linha que vai costurando o trabalho, uma estratégia usada com frequência em ensaios fotográfic­os contemporâ­neos.

“Fotografei pessoas sempre mantidas um passo atrás, que nunca podiam ultrapassa­r um certo limite”, disse o artista em entrevista ao jornal “The New York Times”. “Simpatizav­a com as pessoas que lutavam. Também desconfiav­a daquelas pessoas que inventavam as regras.”

Nesse sentido, a série desfaz a ideia de uma América heroica, escancaran­do o lado trágico da bonança econômica.

Frank, hoje com 92 anos e recluso num vilarejo do norte do Canadá, negocia com o Instituto Moreira Salles vir ao Brasil para participar da abertura de sua exposição.

Na inauguraçã­o do novo prédio do IMS, com projeto arquitetôn­ico da dupla Andrade Morettin, a mostra de Frank vai dividir espaço com o filme “The Clock”, do americano Christian Marclay, e outras exposições coletivas organizada­s por Guilherme Wisnik e Thyago Nogueira.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? Reprodução ?? Um bonde de Nova Orleans fotografad­o pelo suíço Robert Frank na série ‘The Americans’
Reprodução Um bonde de Nova Orleans fotografad­o pelo suíço Robert Frank na série ‘The Americans’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil