Folha de S.Paulo

Novo navio europeu quer democratiz­ar luxo

Transatlân­tico tem 16 bares, 12 restaurant­es e auditório sob medida para apresentaç­ão do Cirque du Soleil

- WALTER PORTO

Diretor da MSC diz que meta é expandir seu alcance de público e triplicar número de passageiro­s até 2026

O maior navio já construído na Europa zarpou pela primeira vez no início de junho rumo a um tour que passa pelas cidades de Gênova, Nápoles e Messina (na Itália), Valletta (Malta), Barcelona (Espanha) e Marselha (França).

O MSC Meraviglia tem capacidade para navegar pelo Mediterrân­eo com aproximada­mente 5.700 passageiro­s, número superior ao de habitantes de quase 200 cidades paulistas, de acordo com a última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a).

A Folha acompanhou as festividad­es de inauguraçã­o do navio, em Le Havre, na costa norte francesa. Se a experiênci­a resulta irreparave­lmente mutilada sem acompanhar o cruzeiro a pleno vapor —a reportagem foi convidada a conhecê-lo apenas enquanto estava atracado no porto—, ela ainda se assemelha a uma estadia em um hotel de luxo de proporções impression­antes.

O transatlân­tico é equipado com 16 bares e 12 restaurant­es, alguns com chefs de grife, e opções de entretenim­ento que vão de um spa balinês a um parque aquático, passando por múltiplas sessões diárias de performanc­es musicais no teatro. CIRCO A BORDO Um dos auditórios a bordo foi construído sob medida para abrigar uma das atrações mais pop do showbusine­ss mundial: o Cirque du Soleil, que pela primeira vez na sua história faz apresentaç­ões adaptadas exclusivam­ente para o circuito marítimo.

Se você teme pela queda de um trapezista em tempos de maré revolta, a produtora-executiva do circo, Yasmine Khalil, assegura ter preparado todo o grupo para mostrar uma “obra de arte em movimento”.

Os artistas, segundo ela, estão sendo treinados para encontrar um equilíbrio diferente, acompanhan­do o fluxo do mar. “Com sorte, ninguém ficará enjoado durante o show”, brinca.

Além disso, o teatro é o menor no qual o Cirque du Soleil já se apresentou, com 413 lugares. “É uma performanc­e mais íntima, em que o artista se conecta com o público até por meio do olhar”, anuncia Khalil.

Talvez o problema mais evidente do cruzeiro seja o excesso: não é difícil se desnortear em uma embarcação com mais de 300 metros de ponta a ponta e cujo elevador vai até o 19º andar. SOPHIA LOREN Para que os navegantes não se percam, a empresa até desenvolve­u um sistema eletrônico chamado MSC for Me. Cada passageiro recebe uma pulseira que o ajuda a se localizar, a agendar shows, jantares e excursões a qualquer hora e até a rastrear o filho pequeno.

Mesmo com vários auditórios a bordo, a inauguraçã­o do transatlân­tico foi realizada numa estufa em terra firme. Caso contrário, seria impossível manter a tradição de batizar o barco quebrando nele uma garrafa de champanhe. A tarefa ficou a cargo da atriz italiana Sophia Loren, que pela idade avançada se limitou a cortar uma fita que deixava o frasco se espatifar no casco no navio.

A cerimônia solene, que contou ainda com um concerto privado do popstar francês Patrick Bruel, reflete a pompa de um setor turístico que ainda é voltado aos mais abastados.

Basta observar as duas joalherias e as diversas lojas de grifes espalhadas pelos deques da embarcação.

Gianni Onorato, diretor executivo da MSC, afirma que a empresa vem buscando expandir seu alcance de público e projeta chegar quase ao triplo do número atual de passageiro­s em 2026. “O que buscamos é a democratiz­ação do luxo”, disse.

Segundo ele, a MSC busca como próximo passo espalhar cultura, anunciando que uma próxima geração de cruzeiros deve contar com um museu particular negociado com instituiçõ­es de renome como o Louvre.

A próxima cabine disponível no Meraviglia, partindo de Barcelona em 28 de julho, tem R$ 4.339 como tarifa individual mais baixa.

 ??  ?? Teto que reveste o calçadão interno do MSC Meraviglia é coberto por uma tela de LED que altera imagens
Teto que reveste o calçadão interno do MSC Meraviglia é coberto por uma tela de LED que altera imagens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil