Folha de S.Paulo

Armado e de folga, cabo interveio em roubo a carro e foi assassinad­o

-

DE SÃO PAULO

No último dia das mães, o cabo da Polícia Militar Eliandro Rodrigues Barbosa, 45, estava de folga, na rua de sua casa, no bairro de Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, quando avistou um de seus vizinhos, dentro do carro, sendo assaltado por dois homens.

Rodrigues estava armado e interveio no crime. O policial entrou em confronto com os bandidos e acabou ferido no tórax. Socorrido, não resistiu e morreu.

Para o tenente coronel Luiz Gonzaga de Oliveira Jr., 47, comandante do 2º Batalhão LUIZ GONZAGA DE

OLIVEIRA JR., 47

Comandante do 2º Batalhão de Policiamen­to de Choque e amigo de Eliandro Rodrigues Barbosa, 45 de Policiamen­to de Choque, onde Rodrigues atuava, foi mais do que o sexto assassinat­o de um policial militar durante seu dia de folga, que ele contava apenas nos últimos seis meses: foi também a morte de um amigo.

“Claro que agora acho que ele não deveria ter intervindo porque poderia estar aqui”, lamenta o policial. “Mas, de repente, o vizinho dele não estaria vivo. É muito difícil avaliar a ação dele.”

De acordo com Oliveira Jr., o policial militar, em geral, esquece que está de folga e tenta intervir nas ocorrência­s que presenciam, apesar de a instrução oficial ser diferente. “É instinto do policial”, afirma.

Ele admite, no entanto, que os policiais de folga devem agir de forma a resguardar a própria segurança. “[Eles] têm de colocar a mão na cabeça para não intervir e se preservar”, diz.

Como comandante, Oliveira Jr., afirma ser necessário “conversar muito com a tropa para não haver nenhum tipo de vingança nem vontade de fazer justiça com as próprias mãos”.

De acordo com ele, a Corregedor­ia da corporação tem uma sessão específica para investigar esses casos, com quase 90% de sucesso na resolução desses crimes. (FM)

“que agora acho que ele não deveria ter intervindo porque poderia estar aqui. Mas, de repente, o vizinho dele não estaria vivo. É muito difícil avaliar a ação dele

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil