Folha de S.Paulo

Resistênci­a e troca de tiros teria sido execução, diz testemunha

-

DE SÃO PAULO

O boletim de ocorrência registrado em 12 de março de 2011 por dois policiais militares descrevia a morte de Dileone Lacerda de Aquino, 27, como tendo ocorrido durante troca de tiros com a Polícia Militar após resistênci­a à prisão por furto.

Vinte dias depois, a família do jovem, que era egresso do sistema prisional, descobriu que uma testemunha havia presenciad­o policiais executarem Aquino num cemitério em Ferraz de Vasconcelo­s, na Grande São Paulo. Além disso, a mesma pessoa fez uma ligação para o 190, da Polícia Militar.

No telefonema, gravado pela polícia, a testemunha relata os fatos e identifica o carro da polícia. Em seguida, é abordada por um dos PMs, que alega ter socorrido Aquino. Ao ser informado de que ela estava ao telefone com a polícia, uma segunda voz a intimida: “Vai complicar pra você”, diz.

Como consequênc­ia, os policiais Ailton Vital da Silva e Filipe Daniel da Silva foram presos e expulsos da corporação. Em 2013, no entanto, ambos foram inocentado­s pelo Tribunal do Júri, decisão da qual a família de Aquino recorre.

Uma pessoa da família de Aquino, que não quis se identifica­r por receio de sofrer represália­s, afirma que o advogado dos policiais militares levou PMs para o tribunal e que isso pode ter intimidado os jurados.

O familiar de Aquino afirma que os policiais militares agiram de forma arbitrária, abusiva e ilegal, o que explica o medo que a polícia causa em muitas pessoas.

Um novo júri está marcado para o dia 13 de julho.

Procurado pela reportagem, o advogado dos PMs, Celso Vendramini, afirma que renunciou ao caso e que durante o julgamento não havia policiais fardados no plenário fora de serviço. (FM) FAMILIAR DE DILEONE LACERDA DE AQUINO IDEM

O advogado deles [PMs] levou vários policiais para o tribunal, e isso deve ter intimidado os jurados Agiram de forma arbitrária, abusiva e ilegal. O problema é que as pessoas têm medo da polícia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil