Folha de S.Paulo

Comandou a saúde em São Paulo

- CELSO SCAZUFKA RIBEIRO (1961-2017) THIAGO AMÂNCIO

Foi na gestão da saúde pública que Celso Scazufka Ribeiro uniu duas de suas paixões: a medicina e a possibilid­ade de ajudar os outros — não negava auxílio, conselho, consulta de graça (quando precisavam) ou até dinheiro emprestado (quando podia).

Em Santos, no litoral paulista, onde Celso foi criado, conhecera outros três fascínios: a própria cidade, o time de futebol da Vila Belmiro e o mergulho —viajou boa parte da costa brasileira para ver de perto a vida submarina.

Mudou-se para a capital aos 16, para tentar seguir a profissão dos pais: ser médico. Já se envolvia com política e gestão na Faculdade de Medicina da USP, onde estudou e foi presidente do centro acadêmico da medicina.

Ocupou cargos de direção em hospitais públicos. Foi diretor do pronto-socorro do Hospital das Clínicas e coordenado­r do programa de assistênci­a domiciliar do Hospital Universitá­rio da USP.

Tinha orgulho especial da sua passagem pela Secretaria Municipal da Saúde, na gestão Marta Suplicy (PT), quando foi chefe de gabinete e chegou a comandar a pasta de forma interina em 2004, época em que a prefeitura assumiu parte de unidades estaduais de saúde.

Pensava em deixar o stress da vida paulistana e trabalhar em algum lugar como Fernando de Noronha, onde poderia se dedicar ao mergulho.

Mas não teve tempo. Na última segunda-feira (12), sofreu uma embolia pulmonar, apesar da boa saúde, e morreu, aos 56, deixando os pais, o filho, Victor, e dois irmãos. coluna.obituario@grupofolha.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil