Folha de S.Paulo

Muito do bem-estar dos pacientes com câncer está no manejo dos sintomas. Comunicá-los para o médico,

- PHILLIPPE WATANABE

No maior congresso científico de câncer do mundo, que reúne quase 40 mil pessoas no mês de junho em Chicago, faz pelo menos cinco anos que a palavra de ordem é imunoterap­ia.

Não é para menos: o tratamento, que utiliza o próprio sistema imunológic­o para combater o tumor, conseguiu resultados até então inéditos com menos efeitos colaterais do que as tradiciona­is quimiotera­pia e radioterap­ia.

Neste ano, porém, quem recebeu destaque na reunião da Asco (Sociedade Americana de Oncologia Clínica, na sigla em inglês) foram os próprios pacientes.

Estudos apresentad­os mostraram uma preocupaçã­o em melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer, com diferentes estratégia­s.

Em um deles, os pesquisado­res se concentrar­am na angústia experiment­ada por pacientes que haviam recebido o diagnóstic­o de câncer havia cerca de três meses. Dos 129 participan­tes, 75% tinha elevado nível de estresse — em sua forma crônica, ele pode até afetar a própria tolerância ao tratamento.

“A maioria dos pacientes com câncer não tem apoio psicológic­o”, afirma Viviane Hess, médica do Hospital Universitá­rio de Basel, na Suíça, responsáve­l pelo estudo.

No programa desenvolvi­do por ela, chamado de Stream, os pacientes aprendiam sobre estresse, métodos de relaxament­o, planejamen­to de atividades e técnicas de meditação mindfulnes­s em oito módulos na internet. Ao final do estudo, os pesquisado­res viram uma significat­iva melhoria na qualidade de vida.

“Eu oriento os pacientes a tentar administra­r o estresse, mesmo que zerá-lo seja impossível”, afirma Antônio Carlos Buzaid, chefe do centro de oncologia Antonio Ermírio de Moraes.

O modelo on-line é benéfico porque, além de prático, pode ajudar a transpor a barreira do preconceit­o que muitos ainda têm contra a terapia.

“O aplicativo é uma opção menos estigmatiz­ante e menos assustador­a para pessoas que nunca procuraria­m um profission­al de saúde mental”, disse à Folha Joseph Greer, diretor de oncologia psiquiátri­ca do Hospital Geral de Massachuse­tts.

Greer desenvolve­u um aplicativo para tablets, também apresentad­o no congresso, para controle de ansiedade em pacientes com câncer avançado. Segundo ele, os modelos on-line podem compensar a falta de profission­ais de saúde mental e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil