Folha de S.Paulo

PREPARE-SE PARA AS FESTAS JUNINAS EM SP

-

Em São Paulo, as festas juninas vão de quermesse a baladas. Programaçã­o sertaneja e uma versão vegana da festa também estão na programaçã­o. O “Guia”, da Folha, fez uma seleção das celebraçõe­s, disponível em folha.com/festajunin­a2017 tistas, produtores e admiradore­s da cultura que ganhou o mundo a partir do trabalho de Luiz Gonzaga (1912-1989).

Com a hashtag #DevolvaMeu­SãoJoão, eles pedem, nas redes sociais, que xaxado e baião voltem a ser destaque.

“A realidade é que estão silenciand­o os artistas e aos poucos acabando com a cultura do Nordeste”, diz Chambinho do Acordeon, que em 2016 deu vida a um sanfoneiro em “Velho Chico”, da Globo. O personagem se deparava com a falta de oportunida­des nas festas de São João.

O cantor J. Sobrinho sentiu na pele a perda de espaço. Em 2016, depois de 23 anos de carreira, pela primeira vez não tocou sua sanfona na noite de São João de Feira de Santana (BA). “Fiz uma fogueira e fiquei em casa”, conta.

Com mais de 20 discos, o cearense Flávio José também está vendo a agenda de shows minguar a cada ano. Há pelo menos cinco, contabiliz­a o cantor, eram 25 apresentaç­ões em todo o Nordeste —esse ano não passarão de 15.

Sertanejos chegam perto disso. No período entre 15 de junho e 5 de julho, ponto alto das festas, a goiana Marília Mendonça fará nove shows no Nordeste. O cantor Luan Santana fará dez, mesmo número de Maiara e Maraísa.

“Há um desequilíb­rio, a grade não pode ser 18 sertanejos e dois forrozeiro­s, porque não é festa do peão, é São João”, diz a cantora Elba Ramalho (leia ao lado).

Atração principal da noite de São João em Campina Grande (PB), Marília Mendonça rebateu: “Vai ter sertanejo no São João, sim”. A declaração dada durante um evento privado no Recife gerou um embate com os forrozeiro­s.

A ciranda continuou com o cantor Alcymar Monteiro. Para ele, Marília “canta para cachaceiro­s e não tem autoridade para falar nada”.

Procurada pela reportagem, Marília não retornou.

Alcymar critica as prefeitura­s, responsáve­is por organizar as festas. “Dinheiro de cultura é para cultura. Infelizmen­te, os prefeitos se venderam

ALCYMAR MONTEIRO

cantor de forró

 ??  ?? Sertanejos na festa de São João no parque do Povo, em Campina Grande, na Paraíba
Sertanejos na festa de São João no parque do Povo, em Campina Grande, na Paraíba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil