Folha de S.Paulo

Presidente da Comissão de Constituiç­ão e Justiça da Câmara, o deputado Rodrigo Pa-

-

checo (PMDB-MG) diz que não escolherá um parlamenta­r com acentuado viés governista para relatar a denúncia criminal que a Procurador­iaGeral da República deve apre- sentar nos próximos dias contra Michel Temer.

“Vamos tratar isso com bastante independên­cia e não vamos aceitar interferên­cia do governo”, afirma.

A comissão é o primeiro passo da tramitação da acusação que, caso seja acatada por pelo menos 342 dos 513 deputados, autorizará o Supremo Tribunal Federal a decidir abrir ou não processo contra o presidente da República, com seu consequent­e afastament­o do cargo.

Apesar de ser do partido de Temer, Pacheco pretende concorrer ao governo de Minas Gerais em 2018 e tem tomado posições no comando da CCJ que conflitam com os interesses do Palácio do Planalto.

Ele diz ainda considerar o “fim da picada” partidos governista­s ameaçarem sacar da comissão deputados que manifestem intenção de apoiar a denúncia da Procurador­ia.

Caso mantenha a posição, o presidente da CCJ dificilmen­te escolherá como relator o nome preferido do Planalto, Alceu Moreira (PMDBRS), que já se posicionou contra a denúncia. Governista­s trabalham nos bastidores para emplacar Jones Martins (PMDB-RS), hoje suplente na comissão.

Pacheco calcula que a denúncia tramitará por cerca de 20 a 30 dias na CCJ. Após isso, ela segue para a análise definitiva do plenário da Câmara federal. sito de oposição ou ao propósito de base de governo. Evidenteme­nte que será alguém de base do governo ou de oposição, mas com alguma independên­cia que o torne capaz de enxergar o assunto não só sob o prisma político, mas também sob o prisma jurídico. nenhum. Mas não será critério o atendiment­o de um pedido. Vamos tratar isso com bastante independên­cia e não vamos aceitar interferên­cia do governo.

 ?? Eduardo Anizelli - 23.mai.2017/Folhapress ?? O deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) em sessão da CCJ
Eduardo Anizelli - 23.mai.2017/Folhapress O deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) em sessão da CCJ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil