Folha de S.Paulo

GOVERNO ENCURRALAD­O Cunha escreve à mão os termos de sua própria delação

De sua cela no complexo de Pinhais, o ex-deputado redige o que pretende revelar à Operação Lava Jato

- WÁLTER NUNES

Advogado recémcontr­atado por Cunha teve reunião com procurador há três semanas

O ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba desde outubro do ano passado, está há mais de um mês escrevendo à mão de dentro de sua cela os anexos de uma proposta de delação que negocia com o Ministério Público no âmbito da Lava Jato.

Na segunda semana de maio, Cunha passou a colocar no papel as histórias que quer contar aos procurador­es. O expresiden­te da Câmara usa uma caneta esferográf­ica comum e folhas em branco soltas.

Há três semanas o advogado Délio Lins e Silva, recém contratado por Cunha, teve um encontro com um assessor de confiança do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em Brasília. Forneceu uma amostra do que o ex-deputado pode revelar.

Entre as histórias que Cunha promete revelar, há suposto esquema de cobrança de propina relacionad­a à liberação de verba do Fundo de Investimen­to do FGTS. O sinal do Ministério Público à proposta foi positivo.

Segundo pessoas com acesso ao deputado, Cunha resolveu pôr no papel as histórias após receber o recado de que o corretor de valores Lúcio Bolonha Funaro, que atuava como operador do ex-presidente da Câmara, também resolveu contar o que sabe.

Paralelame­nte os dois passaram a escrever propostas de delação. Com a eclosão das denúncias da JBS, Cunha decidiu que seu defensor deveria procurar a Lava Jato para manifestar intensão de delatar.

Ao decidir tentar a delação, seria natural que Cunha fosse transferid­o para a Superinten­dência da Polícia Federal em Curitiba. Mas segundo a Folha apurou, o deputado quis permanecer no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolit­ana da cidade.

Como ele pretende delatar alvos com foro privilegia­do, as negociaçõe­s serão todas feitas com procurador­es de

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil