Folha de S.Paulo

O bispo Peter Ball, hoje aos 85 anos, admitiu ter abusado

-

so não é atual e, portanto, não significa que a instituiçã­o mantenha as práticas.

Horas após suas declaraçõe­s, foi revelado também que Welby escreveu a seu antecessor no cargo, George Carey, pedindo que deixasse o posto de assistente honorário devido às acusações.

George Carey foi acusado de ter recebido sete cartas após a detenção de Ball em 1992, das quais repassou apenas uma à polícia. Seu com- portamento foi descrito como uma tentativa deliberada de esconder o caso.

Carey também comentou o relatório desta quinta, afirmando que o texto lhe causou desconfort­o. “Peço desculpas às vítimas. Acreditei nele e dei pouco crédito aos homens e garotos vulnerávei­s por trás das acusações.” CASO de 18 jovens vulnerávei­s, cujas idades variavam de 17 a 25 anos, entre 1977 e 1992.

Eles lhe haviam procurado pedindo conselho espiritual e foram convencido­s de que a prática sexual era uma outra forma de adoração. Uma das vítimas de Ball, Neil Todd, suicidou-se em 2012.

Ball escapou dessas acusações em 1993, ao renunciar de seu posto em Gloucester, um processo no qual supostamen­te teve o apoio de figu- ras de alto escalão na igreja.

Outra investigaç­ão foi iniciada em 2012, pela qual ele foi preso em outubro de 2015. Em fevereiro passado, Ball foi libertado após cumprir 16 meses, a metade da pena.

O duro relatório condenando a instituiçã­o foi encomendad­o pelo próprio Welby. O texto diz que a igreja tratou Ball como vítima, em vez de perpetrado­r, ao passo que ofereceu pouca compaixão às vítimas.

(DB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil