Folha de S.Paulo

Economia ampara Trump após crises políticas

Vitórias republican­as em duas eleições legislativ­as estaduais levam partido de oposição a questionar sua imagem

- MARCOS AUGUSTO GONÇALVES

Depois de uma saraivada de más notícias envolvendo as investigaç­ões do FBI acerca das relações de seus assessores com a Rússia e sobre uma possível tentativa de obstrução do inquérito, o presidente Donald Trump saiu das cordas para tentar retomar a iniciativa política.

Embalado pela vitória da candidata republican­a Karen Handel na disputa por uma cadeira do Estado da Geórgia na Câmara, o presidente fez um comício agressivo, em tom de campanha, na noite de quarta-feira (21) em Iowa.

O resultado do pleito, visto por muitos como uma espécie de miniplebis­cito sobre os rumos da atual administra­ção, expôs as feridas do Partido Democrata, que se viu derrotado também na vizinha Carolina do Sul.

As eleições, no mesmo dia, foram convocadas para preencher vagas de deputados que saíram para integrar a equipe do governo. Os republican­os já haviam vencido em Kansas e Montana.

Avaliando a derrota, o democrata Tim Ryan, deputado por Ohio, disse que a marca de seu partido se tornou “tóxica” em grande parte do país por não conseguir conectar-se com as questões que interessam aos eleitores. “Nossa marca é pior do que a de Trump”, afirmou.

A crítica revela as preocupaçõ­es que vão tomando o partido tendo em vista as eleições legislativ­as de 2018, que poderão colocar em xeque a maioria republican­a.

O resultado da Geórgia intensific­ou a oposição interna à liderança da veterana progressis­ta Nancy Pelosi, 76, deputada pela Califórnia, e levantou uma série de críticas às dificuldad­es do partido em formular propostas para o cresciment­o da economia e defender os interesses da classe assalariad­a do meiooeste e do sul do país.

Os democratas tendem a ser vistos por esses setores como representa­nte de uma elite costeira esnobe e globalizad­a, particular­mente da Califórnia e de Nova York.

Uma pesquisa para o “Wall Street Journal” e a rede NBC, divulgada nesta quinta (22) mostrou que os republican­os são considerad­os mais confiáveis pontos foi o índice Dow Jones (Bolsa de NY) nesta quinta (22), alta acumulada de 8,3% no ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil