Folha de S.Paulo

Jornalista e professor, dirigiu faculdade em SP

- AMAURY MORAES DE MARIA (1930-2017) THIAGO AMÂNCIO ALTAIR DO AMARAL CASTANHO - Aos 97, viúva de Cesar Prates Castanho. Cemitério São Paulo, r. Cardeal Arcoverde, 1.250, Pinheiros. RAYMUNDO MOURA MARIANO - Nesta sexta (23), às 19h30, na Paróquia Sta. Teresa

Quando estourou a Segunda Guerra Mundial, em 1939, Amaury Moraes De Maria tinha nove anos e ganhou de presente do avô a assinatura de um jornal para que pudesse acompanhar o conflito. Foi aí que nasceram três paixões que o acompanhar­iam pela vida: a história, as relações entre países e o próprio jornal.

Deixou a cidade natal, Avaré (SP), ainda jovem, e estudou direito e filosofia na Universida­de de São Paulo.

Mudou de lado na sala de aula a convite de Ulysses Guimarães, que o chamou para ser seu professor substituto de direito internacio­nal no Mackenzie. Rígido, não facilitava nem para a irmã, Amélia, que foi sua aluna e se queixava de ter tirado nota 7. Escreveu dois livros: “Diplomacia da Prosperida­de” e “O Desafio da Modernizaç­ão Política”.

A terceira faculdade, de jornalismo, fez na Cásper Líbero, onde passaria décadas como professor e diretor.

Interessou-se por Sônia, uma mulher que via sempre no ônibus em direção ao centro da cidade, quando trabalhava no hoje extinto “Correio Paulistano”. Publicou um texto no jornal elogiando a “moça do ônibus”. Quando a viu de novo, mostrou a publicação. Casaram-se em 1960 e tiveram três filhos.

Participou nos anos 1960 do programa de perguntas e respostas “O Céu É o Limite”, da TV Tupi. Como prêmio, ganhou uma viagem da costa leste à oeste dos EUA.

Recebeu da Câmara Municipal de São Paulo em 1995 o título de cidadão paulistano.

Internado por infecções, morreu em 19 de maio, aos 86. Deixa três filhos, Márcia, Amaury e Maristela, a irmã, Amélia, e a neta, Paloma. coluna.obituario@grupofolha.com.br 1º ANO

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil