Folha de S.Paulo

CBF diz que não foi prejudicad­a por Rosell

- SÉRGIO RANGEL

ESPANHA

Advogado do ex-presidente do Barça apresenta carta da entidade para pedir sua liberdade

Um documento da CBF (Confederaç­ão Brasileira de Futebol) assinado pelo secretário-geral Walter Feldman foi apresentad­o pelo advogado de Sandro Rosell nesta quinta-feira (22) à Justiça espanhola na tentativa de conseguir a liberdade provisória do cartola catalão.

Na carta entregue aos representa­ntes da Audiência Nacional da Espanha, Feldman nega que a CBF tenha sido prejudicad­a pelo ex-presidente do Barcelona e amigo de Ricardo Teixeira, ex-chefe da entidade por mais de duas décadas. A informação foi revelada pelo jornal “Mundo Deportivo”, da Espanha.

À Folha, a CBF confirmou o envio do documento, mas disse que não comentaria o teor da carta enviada aos representa­ntes de Rosell.

O ex-presidente do Barcelona foi preso em maio deste ano em operação denominada Rimet –em alusão à taça Jules Rimet, entregue aos campeões mundiais até 1970 e roubada no Brasil. A operação teve como principal alvo as relações de Rosell com a confederaç­ão brasileira.

De acordo com os investigad­ores, mais de 15 milhões de euros (cerca de R$ 50 milhões) foram divididos pelo catalão e por Teixeira. Os valores teriam sido recebidos de forma ilegal na negociação dos direitos comerciais da seleção brasileira.

A operação é um trabalho do Ministério Público da Espanha em colaboraçã­o com autoridade­s suíças e o FBI.

Além de apresentar o documento assinado por Feldman, o defensor de Rosell pediu a libertação do cartola alegando que não existe risco de fuga. AMIZADE Apontado como sócio oculto de Ricardo Teixeira, o ex-presidente do Barcelona repassou pelo menos R$ 23,8 milhões ao cartola mineiro e seus familiares.

A maior parte do dinheiro foi embolsada pelo brasileiro no final do seu último mandato no comando da CBF, em março de 2012.

O ex-presidente do Barcelona começou sua amizade com Teixeira no final dos anos 1990, quando Rosell se

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil