Folha de S.Paulo

Com jovens, Angeli e Laerte criam revista

Dupla promove laboratóri­o com residência artística, oficinas e acervo digital para criar nova publicação, ‘Baiacu’

- SEXTA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2017 AMANDA NOGUEIRA MAURÍCIO MEIRELES

Para Angeli, humor escrachado dos anos 1980 ‘já não interessa’; publicação deve sair impressa em novembro

Angeli e Laerte se reúnem pela primeira vez, desde os anos 1980, quando com outros amigos publicaram a lendária revista “Chiclete com Banana”, para fazer mais uma revista —mas não só.

A primeira edição da “Baiacu”, que sai impressa em novembro, pela editora Todavia, será usada como laboratóri­o. Começará com uma residência artística com dez convidados na Casa do Sol, sítio em Campinas onde a escritora Hilda Hilst (1930-2004) viveu.

Participam nomes como Eloar Guazzelli, Mariana Paraizo, Fabio Zimbres, Rafael Sica, o grego Ilan Manouach e a colombiana Power Paola.

“Eu e Angeli estávamos há um bom tempo sem revista, devido a sucessivas crises econômicas e editoriais no país, que liquidaram a produção que havia nos anos 1980 e 1990”, diz Laerte, cartunista da Folha.

A mudança dos tempos também se reflete na linha editorial. Para Angeli, colaborado­r do jornal, aquele humor escrachado, das gargalhada­s, “já não interessa mais”. “Ficou lá na década de 1980”, afirma.

Agora, diz, a busca é “mais profunda”. “O que nos move é a renovação. É claro que o humor estará presente porque faz parte do nosso discurso, mas há vertentes e a ideia é não repetir o que passou.”

Ao mesmo tempo, o Sesc Ipiranga recebe uma exposição sobre o trabalho dos artistas selecionad­os. A mostra será aberta com uma aula magna de Laerte, Angeli, Rafael Coutinho e André Conti.

Depois, os artistas convidados darão uma série de oficinas na unidade. Elas terão temas como os processos narrativos e o desenho livre.

Além dos residentes, outros artistas colaborarã­o com a revista. O escritor André Sant’Anna, por exemplo, fará uma seção sobre “monstros”. A ideia é pegar alguma figura pública execrável e defendê-la ironicamen­te.

A poeta Bruna Beber terá uma seção de poesia, ao passo que o escritor Daniel Galera deve publicar contos.

A “Baiacu”, por enquanto, é uma obra em progresso —e poderá ser acompanhad­a passo a passo pelos leitores.

Um site (sescsp.org.br/ baiacu) vai ao ar em breve e mostrará os bastidores da residência artística e da elaboração da publicação. Ali, também estarão disponívei­s todas as capas da “Chiclete com Banana” —e será possível ler cem páginas de cada edição.

“A ‘Baiacu’ terá tecnologia aliada à história. E sabe-se lá mais o quê”, resume Angeli.

 ??  ?? Os cartunista­s e chargistas Angeli e Laerte
Os cartunista­s e chargistas Angeli e Laerte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil