Folha de S.Paulo

Fogo em Londres foi homicídio, diz polícia

Investigaç­ão aponta que incêndio que destruiu prédio e matou 79 foi causado de maneira acidental por geladeira

- DIOGO BERCITO

Cerca de 800 famílias tiveram de ser retiradas de cinco prédios com o mesmo revestimen­to usado na Torre Grenfell

A polícia britânica anunciou nesta sexta (23) que avalia tratar como homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) o incêndio da semana passada em um prédio residencia­l em Londres. Houve ao menos 79 vítimas.

As autoridade­s também disseram que o incêndio da Torre Grenfell —o mais letal no Reino Unido desde a Segunda Guerra (1939-1945)— foi iniciado de maneira acidental por uma geladeira.

Cerca de 800 famílias de cinco prédios no norte de Londres foram retiradas de suas moradias após inspeções encontrare­m material semelhante ao revestimen­to da Torre Grenfell. Obras para a troca do material devem durar de três a quatro semanas.

“Meus pensamento­s estão com os moradores sendo retirados em Camden”, disse a primeira-ministra britânica, Theresa May, em uma rede social, na noite desta sexta.

O revestimen­to usado na Torre Grenfell foi testado e falhou no quesito de segurança. Uma proteção da fachada, com um espaço de ar de 50 milímetros, teria causado um “efeito chaminé”, ajudando a espalhar o fogo.

A chefe da investigaç­ão do incêndio, Fiona McCormack, afirmou que será determinad­o, na sequência, se o uso dos materiais era ilegal.

O governo havia dito na semana passada que o revestimen­to era irregular, mas analistas contestara­m a informação. Questionad­a na quintafeir­a (22), Theresa May se recusou a comentar.

Há ao menos 600 construçõe­s no Reino Unido com o mesmo tipo de material inflamável. May afirmou que o governo vai financiar os testes de até cem delas por dia.

A análise forense na Torre Grenfell pode durar até o fim do ano. Será instalado um elevador no lado de fora do edifício para facilitar as investigaç­ões em andamento.

Segundo o jornal “Guardian”, 19 empresas foram acusadas em casos de homicídio culposo desde 2007. Delas, 15 foram condenadas a multas que variam de R$ 210 mil a R$ 2,9 milhões.

“Estamos revisando todas as empresas envolvidas na construção e renovação da Torre Grenfell”, disse McCormack. Mas não houve ainda nenhum interrogat­ório.

O governo também estuda se será necessário pedir um recall da geladeira que causou o incêndio, de modelo Hotpoint FF175BP. As ações da Whirlpool, empresa que detém os direitos da marca Hotpoint na Europa e na Ásia, caíram 3,7% nesta sexta.

Um representa­nte da companhia disse que foram produzidas 64 mil geladeiras desse tipo de 2006 a 2009. O modelo foi descontinu­ado na sequência.

Já a empresa que produz o material isolante da fachada do prédio anunciou que ele não será mais disponibil­izado para edifícios mais altos que 18 metros enquanto não estiver claro se é adequado.

O incêndio na Torre Grenfell causou consideráv­el dano político à primeira-ministra May, que na eleição de 8 de junho perdeu a sua maioria parlamenta­r.

O desastre levou a diversos protestos contra May e o Partido Conservado­r, acusados de cortar fundos das autoridade­s responsáve­is por vistoriar as construçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil