Folha de S.Paulo

Para UE, proposta de May não é suficiente

-

DE MADRI

Um dia após a primeira-ministra britânica, Theresa May, oferecer direitos aos cidadãos europeus, líderes do bloco disseram nesta sexta (23) que a proposta não é o bastante.

Entre eles o presidente da Comissão Europeia, JeanClaude Juncker, que afirmou: “Este é um primeiro passo, mas não é o suficiente”.

A mesma mensagem foi repetida pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel. “Não foi um avanço”, disse. Ela afirmou em entrevista coletiva que os 27 membros restantes “vão estar bem preparados, e nós não vamos permitir que nos dividam”.

Já o premiê belga, Charles Michel, disse que a proposta de May é “um gato na sacola”, uma expressão usada para um “presente dúbio”. Ele afirmou que a oferta de May foi “particular­mente vaga”.

As reações são uma demonstraç­ão da dura barreira que May deverá enfrentar nos próximos meses durante as negociaçõe­s do “brexit”, a saída britânica da UE. As conversas foram formalment­e iniciadas nesta semana.

May tem dito que vai conseguir o melhor acordo possível para o Reino Unido, que deve deixar o bloco econômico até meados de 2019. Mas os europeus vêm demonstran­do não estar dispostos a muitas concessões.

O presidente francês, Emmanuel Macron, deve se mostrar especialme­nte rígido nessas negociaçõe­s.

Tanto o Reino Unido quanto a UE querem que os direitos de seus cidadãos sejam decididos já no início das negociaçõe­s, antes de adentrarem em temas complexos como os acordos comerciais.

A proposta de May é de que os 3 milhões de europeus vivendo no Reino Unido não sejam obrigados a deixar o país no momento da separação. Quem viveu no Reino Unido por cinco anos poderia ter os mesmos direitos concedidos aos cidadãos britânicos.

A UE exige, porém, que seu Tribunal de Justiça possa decidir sobre esses direitos —algo que May rejeita. (DB)

 ?? Hannah McKay/Reuters ?? Moradores de prédio no norte de Londres são retirados após inspeção nesta sexta (23)
Hannah McKay/Reuters Moradores de prédio no norte de Londres são retirados após inspeção nesta sexta (23)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil