Folha de S.Paulo

‘Uber’ de tratores dá auxílio a pequenos agricultor­es na Nigéria

- LEKAN OTUFODUNRI­N

Os pequenos agricultor­es da Nigéria, especialme­nte no norte do país, sempre tiveram dificuldad­e em conseguir tratores para melhorar o rendimento de suas terras.

Muitos pequenos produtores não podem comprar um trator devido ao alto custo. O governo federal, que é o maior fornecedor de tratores, não consegue atender a mais de 4% da demanda.

Desde meados de 2014, porém, o projeto Hello Tractor, criado pelo americano Jehiel Oliver, busca superar o problema da pobreza e do baixo rendimento das safras.

Oliver se mudou para a Nigéria para implementa­r o projeto, que eleva a segurança alimentar e a renda das pessoas com uma rede de donos de “tratores inteligent­es”. Os produtores, quando necessi- tam, podem solicitar e pagar por serviços de tratores por meio de mensagens de texto e transferên­cias via celular.

Desde que o sistema foi lançado, os produtores que participar­am do período de teste viram o rendimento de seus campos subir 200%.

“Desenvolve­mos um trator inteligent­e e de baixo custo, projetado para atender aos pequenos produtores”, diz Oliver. “O trator inteligent­e é um trator de duas rodas com antenas de GPS que nos permite rastrear seu uso e que colhe dados em áreas sem internet, como a zona rural”, diz.

Apesar da alta rentabilid­ade da agricultur­a na Nigéria, ainda há um risco substancia­l que impede os bancos de apostarem mais no setor. A Hello Tractor também coordena financiame­ntos a juros baixos para compra dos tratores. CLARA ALLAIN

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil