Folha de S.Paulo

Show une músicos refugiados da Palestina, Guiné e Síria

Projeto de experiment­ação com tambores africanos, melodias árabes e sons brasileiro­s tem apresentaç­ão neste sábado (24) em SP

- RAFAEL BALAGO AVALIAÇÃO

Enquanto três percussion­sistas da Guiné tocam tambores de seu país, um cantor pega o microfone e solta a voz em árabe. Alguns minutos depois, o batuque africano e o som de um alaúde, tocado por um sírio, são a base para dois brasileiro­s fazerem um dueto de “Asa Branca”.

Cenas assim são comuns nos ensaios do projeto Músico Cidadão, realizados às terças no Al Janiah, centro cultural palestino em São Paulo.

A ideia de juntar brasileiro­s e refugiados de várias origens para fazer música juntos foi de Leo Bianchini, 33, do coletivo 5 a Seco.

“Nos ensaios, eles sempre trazem mais um, dois músicos que não conhecíamo­s antes”, diz Bianchini.

Assim, o grupo ainda não tem formação definitiva. No show deste sábado (24), em São Paulo, parte do festival Manifeste-se, irão ao palco Mariama Camara e Abou Sissé e Anmounoma Lupeta, da Guiné, o sírio Salam Alsayyed e o palestino Amin Fawze, além de Bianchini e do brasileiro Barão di Sarno.

Os músicos estrangeir­os tem relação longa com a arte. Salam, 50, veio da Síria para o Brasil há dois anos e meio. Em seu país, era professor de escultura. Aqui, vende doces sírios. “A integração entre a música árabe e a africana não é difícil”, diz.

Já Mariama, 37, fazia parte de um grupo de balé na África antes de emigrar, há nove anos. Em São Paulo, dá aulas de dança e de música, prepara comidas típicas e faz trabalhos com cabeleirei­ra.

Depois dos ensaios, há uma aula de percussão, aberta ao público, com Abou e Ibrahim, da Guiné. A mensalidad­e custa R$ 120.

Os dois falam apenas francês e o dialeto sussu. Para ensinar, eles cantarolam o ritmo da música a ser aprendida e, no início, tocam o mesmo tambor junto com o aluno. Depois, vão se afastando aos poucos, até deixar o som por conta dos estudantes. Se o ritmo está errado, usam gestos para acertar o tom. QUANDO sáb. (24), às 16h ONDE Projeto 242, r. da Glória, 900, Liberdade, tel. (11) 2537-3441 QUANTO R$ 15 bom muito bom ótimo

Ssem avaliação

 ?? Marlene Bergamo/Folhapress ?? Mariama Camara e outros integrante­s do Músico Cidadão
Marlene Bergamo/Folhapress Mariama Camara e outros integrante­s do Músico Cidadão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil