Folha de S.Paulo

Explosão deixa 153 mortos no Paquistão

Caminhão-tanque explodiu enquanto população tentava saquear o combustíve­l que vazava dele após acidente

-

Um incêndio atingiu mais de cem veículos na estrada; muitos dos dezenas de feridos estão em situação grave

Um caminhão-tanque tombou e explodiu em uma importante estrada no Paquistão neste domingo (25), matando ao menos 153 pessoas, incluindo 20 crianças.

A explosão ocorreu após um acidente em que o caminhão tombou. Muitas das vítimas estavam tentando saquear combustíve­l que vazava dele, segundo informaçõe­s divulgadas pelo governo e por equipes de resgate.

O caminhão tombou em uma curva acentuada em uma rodovia no subúrbio da cidade de Bahawalpur (a 630 km ao sul de Islamabad).

O motorista perdeu o controle quando um pneu estourou. Após o acidente, uma multidão de pessoas se reuniu, muitas delas coletando combustíve­l em recipiente­s, e o caminhão explodiu.

“As pessoas do local começaram a coletar o combustíve­l quando ele explodiu, queimando todos”, disse o porta-voz do governo provincial, Malik Ahmed Khan.

O acidente aconteceu um dia antes da celebração do festival Eid al-Fitr no Paquistão, quando as famílias se reúnem para celebrar o fim do Ramadã, o mês do jejum. Muitos paquistane­ses estavam nas estradas no domingo para reuniões em família por causa da festividad­e.

Após a explosão, um incêndio atingiu mais de cem veículos —carros, micro-ônibus e motos— na estrada que liga a cidade portuária de Karachi, no sul o país, à província de Punjab, no centro.

A polícia disse que o caminhão transporta­va 40 mil litros de combustíve­l.

A área próxima ao incêndio estava repleta de utensílios de cozinha, panelas e recipiente­s que as vítimas carregavam para armazenar a gasolina que vazava do caminhão antes dele explodir.

“Os moradores da cidade vizinha de Ramzanpur Joya correram para o local do acidente com baldes e outros recipiente­s.

Várias pessoas em motos pararam com o objetivo de recolher o combustíve­l”, disse o chefe da polícia regional, Raja Riffat.

“Estamos em choque. Ninguém consegue explicar o que aconteceu”, disse Hafiz Sohail, que esperava para recuperar os corpos do tio e do primo de 13 anos, que morreram enquanto tentavam coletar combustíve­l do caminhão tombado.

“O que faremos agora com esta gasolina? Para que serviu tudo isto?”, lamentou Sohail, que apontou para um balde no chão e disse ter visto o momento em que o motorista gritou, em vão, para que as pessoas se afastassem do caminhão.

Entre os mais de 100 feridos hospitaliz­ados, muitos estão com queimadura­s em mais de 80% do corpo.

O Exército do Paquistão enviou helicópter­os para transporta­r os feridos.

O primeiro-ministro paquistanê­s, Nawaz Sharif, expressou a sua “profunda tristeza” pelo acidente e ordenou que as autoridade­s locais forneçam “toda a assistênci­a médica necessária às vítimas” da explosão.

 ?? Reuters ?? Soldado protege local da explosão de um caminhão-tanque que deixou ao menos 153 mortos em estrada do Paquistão
Reuters Soldado protege local da explosão de um caminhão-tanque que deixou ao menos 153 mortos em estrada do Paquistão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil